Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Discurso de Bolsonaro na ONU anima conselho empresarial dos Brics

Projeto de dar isenção de vistos para China e Índia chamou atenção dos membros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Sincronizado O discurso de Bolsonaro na ONU nesta terça (24) preocupou parte do empresariado, que acha que o país perdeu uma boa chance de melhorar sua imagem lá fora. Mas um detalhe da fala do presidente animou membros do Cebrics (Conselho Empresarial dos Brics): o projeto de dar isenção de vistos para China e Índia antecipa exatamente um ponto da agenda da próxima reunião anual das comunidades empresariais com governos dos Brics, marcada para 12 de novembro, em Brasília.

Malas prontas O que o Cebrics propõe sãos vistos de cinco anos com múltiplas entradas para negócios. A avaliação é que Bolsonaro foi ousado ao mencionar abertura maior, com a possibilidade de isenção de vistos de turismo.

Em grupo A seção brasileira do conselho empresarial dos Brics é presidida pela Embraer, secretariada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), e composta também por Banco do Brasil, BRF, Vale e WEG.
Relativo Apesar das queixas de que o discurso do presidente não foi apropriado, no Brasil, o que incomodou o mercado mesmo foi o adiamento da votação do primeiro turno da reforma da Previdência.

Briga A Justiça decidiu que não pode julgar a ação da XP contra um dos escritórios de agente autônomo que decidiu migrar para o BTG. Quando essa disputa começou, em dezembro, a corretora acionou também os parceiros que foram para o concorrente.

Ligado O juiz Luis Bedendi entendeu que a ação da XP contra o escritório de agentes Cordier depende do processo contra o BTG. A discussão é sobre a possibilidade de pagar luvas para incentivar um agente autônomo a trocar de corretora e levar junto seus clientes. A XP diz que o BTG incentivava a migração de clientes de forma ilegal.

Redes Guilherme Benchimol (XP) foi se manifestar sobre o tema no Linkedin nesta terça: defendeu a exclusividade do vínculo entre agente e corretora. No post, disse que grandes bancos querem criar insegurança para o cliente, o que ocorreria se o agente autônomo pudesse distribuir produtos de mais de uma corretora.

Conselho Benchimol também escreve que o mercado confunde o papel do agente autônomo com o do consultor de investimento. Agentes autônomos são só distribuidores, enquanto consultores podem recomendar uma carteira de investimentos. Na prática, muitos clientes se sentem confortáveis para pedir orientações ao agente autônomo.

Inquilinos As startups vão tomar conta da Câmara dos Vereadores de São Paulo, se vingar uma ideia, apresentada pela associação do setor, de criar um espaço de trabalho para as jovens empresas no segundo andar do prédio, onde ficava a biblioteca. A proposta foi encampada pela vereadora Soninha Francine.

Vamos conversar A vice-presidente da ABStartups, Tânia Luz, diz que a meta é aproximar empreendedores e políticos para que haja mais diálogo —e menos brigas— entre eles nas questões regulatórias.

Fôlego A Atvos, braço de açúcar e álcool da Odebrecht, que apresentou plano de recuperação judicial em agosto propondo pagar só 40% da dívida, tem dito que até o fim da safra 2019/2020 quer investir R$ 632 milhões para produzir 2,1 bilhões de litros de etanol.




Modernos A febre do compartilhamento de carros por aplicativos impulsiona o mercado de aluguel. Na plataforma de comparação de preços Rentcars.com, foram 370 mil locações no primeiro semestre, alta de 38% nas reservas ante igual período de 2018.

Desapego Francisco Millarch, presidente da Rentcars.com, diz que tem gente que desistiu de ser proprietário de carro e agora combina aplicativo para o dia a dia com carro alugado para viajar e fazer compras de supermercado.

Liquidação A consultoria de recursos humanos Mercer fez parceria com escola britânica Saint Paul para vender cursos de negócios da instituição com desconto. Em 2020, lançam juntas conteúdo da área.

Mania O termômetro da Visa aponta aquecimento no mercado de jogos. Os brasileiros que usam cartão da bandeira estão gastando 60% a mais em jogos do que em outros itens. Seu ticket médio em games é de R$ 53, diz a empresa.

Na carteira Só em compras online, os gamers gastam 20% a mais do que a média dos demais portadores de cartões Visa. As transações se concentram em São Paulo, Rio, Brasília e Curitiba e Belo Horizonte.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
colaborou Tássia Kastner

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.