Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Dono da Riachuelo critica proposta de CPMF do governo

Flávio Rocha apoia modelo de tributo mais abrangente e com alíquota menor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O empresário Flávio Rocha (Riachuelo) foi o grande defensor do retorno de uma CPMF modernizada, mas ficou decepcionado com o anúncio do governo de que quer taxar em 0,4% os saques e depósitos em dinheiro. "Estão adotando base muito pequena, que pega só contas bancárias, 3% do volume de pagamento", diz. Rocha segue tentando abordar congressistas para defender seu modelo, que, segundo ele, permitiria alíquota menor, mas todas as transações seriam atingidas.

Batismo Nos últimos meses, Rocha vinha chamando de E-tax a sua sugestão de imposto, que seria uma CPMF mais moderna e adequada ao mundo das transações eletrônicas. Mas, nos últimos dias, mudou para um nome que ele agora considera mais adequado. O E-tax virou microimposto. Ele estima algo em torno de 0,1%.

Retorno O Brasil 200, grupo de empresários que Rocha fundou em 2018 para defender suas bandeiras, como a da reforma tributária, voltou a ter uma página na internet.

Vaquinha virtual Além de mostrar quem são alguns dos membros, como Luciano Hang (Havan), João Appolinário (Polishop), Sebastião Bonfim (Centauro) e Washington Cinel (Gocil), o site vai ter uma aba para doações, que começarão a partir de R$ 30.

Feijão Uma medida da Prefeitura de Salvador elevou o rigor sobre aplicativos de entrega como iFood, Rappi e Uber Eats. Agora, todas as embalagens de comida transportadas por eles precisarão apresentar alvará sanitário e CNPJ.

Arroz Pequenos negócios que trabalham só com entregas sem formalização terão de se adequar. Os aplicativos estimam que, caso a iniciativa seja copiada em outras cidades, eles terão que remover uma série de estabelecimentos de seus serviços de uma hora para a outra. 

Outro lado O iFood diz em nota que exige de seus parceiros os requisitos legais necessários estabelecidos. Uber e Rappi não comentam.

Atentos Além de acelerar a impressão de livros de temática LGBT para aproveitar o interesse gerado pela tentativa de censura, o mercado editorial está de olho no feminismo, diz Evandro Martins Fontes, sócio da Martins Fontes. 

Sem tempo A aposta do editor e livreiro para este ano vai ser o primeiro livro infantil de Rebecca Solnit, cujo título provisório em português é "Liberta Cinderella", com a mensagem de que não se deve esperar pelos príncipes.

Vagas O estacionamento de Congonhas está recebendo detalhes de pintura laranja e passa a se chamar Edifício Garagem Gol. A empresa aérea fez parceria com a Estapar e adquiriu a concessão do direito de nome. Vai ter área de autoatendimento para que seus clientes possam fazer check-in antes de entrar no aeroporto.

Vai e vem O aumento do fluxo nas lojas do Centro-Oeste e do Norte está maior do que no Sudeste, segundo pesquisa da FX Retail Analytics, que monitora consumo. As regiões mais aceleradas tiveram alta de 5,8% e 4,5%, respectivamente, em agosto, ante o mesmo mês de 2018. No Sudeste houve queda de 3,2%.

Clique A expansão do comércio eletrônico pode ser um dos motivos para a derrubada do movimento na região.

Alternativa Os fundos imobiliários atingiram 1 milhão de cotistas, segundo a Anbima (entidade do mercado de capitais). Em junho de 2018, eram 400 mil contas. Para o vice-presidente da Anbima, Carlos André, os juros baixos e a gradativa retomada do setor contribuem para a alta.

Aquecimento global O presidente da Alpargatas, Roberto Funari, vai lançar nesta quarta-feira (11) uma campanha entre empresas para que elas liberem o uso de sandálias e chinelos no ambiente de trabalho. Vai chamar Havaianas Friendly. O argumento é que a gravata já caiu do figurino. 

Impaciência Consumidores do Nordeste reclamaram nas redes sociais nesta terça-feira (10) porque o serviço de streaming e entrega lançado pela Amazon tem prazo de ao menos três dias para as encomendas pedidas na região. Para 90 cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a compra chega em dois dias.

Quentinho Ex-sócios da XP que trocaram o setor de investimentos pelo de calçados faturaram R$ 750 mil com tênis feitos de lã de carneiro. A marca Yuool teve alta de 55% nas vendas dos artigos em agosto, na comparação com julho. Nascida na internet, a empresa entrega também na Europa.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.