Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Marcos Cintra era economista anacrônico, afirma banqueiro

Presença de secretário na equipe econômica não era condizente com quadro montado por Guedes, diz Ricardo Lacerda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para opositores da CPMF, a queda de Marcos Cintra ajudará a deslanchar a reforma tributária. O secretário da Receita, que defende o modelo de imposto único desde 1990, era um "economista anacrônico e pianista de uma nota só" neste governo, na opinião do presidente do banco BR Partners, Ricardo Lacerda, que foi aluno de Cintra na FGV no passado. "Sua presença na equipe econômica não estava condizente com o quadro de excelência montado por Paulo Guedes", diz ele.

Contra A turbulência desta quarta-feira (11) teve um desfecho favorável, na visão do banqueiro. "A sinalização do presidente Bolsonaro de que não haverá aumento da carga tributária é extremamente positiva", afirma Lacerda.

A favor Na outra ponta do racha formado entre as versões de reforma tributária, houve lamento pela saída de Cintra. "Perdemos um aliado, mas vamos continuar lutando", diz Luigi Nese, vice-presidente da CNS (Confederação Nacional dos Serviços), que via oportunidade de tributação mais branda no modelo defendido pelo ex-secretário. 

Dois gumes O economista José Marcio Camargo, da PUC-RJ, viu dois lados na demissão de Marcos Cintra. Como representante da CPMF, sua ausência ajuda a tirar a polêmica do meio do caminho. "Por outro lado, dificulta a questão da desoneração da folha de pagamento", afirma. 

Viagem Um requerimento da deputada federal Paula Belmonte (PPS-DF) para fazer audiência com membros do congresso americano em Washington foi aprovado. Ela quer apresentar lá o relatório final da CPI do BNDES para subsidiar eventuais investigações contra a JBS nos EUA.

Malas prontasNo pedido, Belmonte diz ser importante informar que há indícios de fraude na compra da Bertim pela JBS por meio da criação de uma offshore nos Estados Unidos no momento em que a empresa prepara abertura de capital no país.

Disposição Ela propõe que os custos de viagem saiam do bolso dos próprios deputados interessados, levando em conta a situação orçamentária ruim do estado brasileiro.

Fetiche Roberto Castello Branco (Petrobras) afirmou na terça que há um "fetiche" da industrialização no país, e José Roriz, vice-presidente da Fiesp, reagiu dizendo não ser contra a produção de commodities. "Por que seriam alternativas excludentes? Batemos recorde em petróleo, minério e grãos, mas temos milhões de desempregados", diz ele.

Teclado Credores da Refit (antiga refinaria de Manguinhos) se espantaram com a mudança de valor de uma certidão de dívida ativa em posse da Procuradoria do RJ. Caiu de R$ 2 bilhões para R$ 20 milhões. A fazenda estadual diz que não reduziu a cobrança e só cometeu um erro: alguém digitou zeros a mais.

Carteiro Enquanto os trabalhadores dos Correios cruzam os braços, avança na Câmara dos Deputados um projeto contra o monopólio da estatal na entrega de cartas. O deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP) terminou seu relatório e vai apresentá-lo para votação na Comissão de Desenvolvimento Econômico.

Caminhoneiro O texto original é de autoria de Eduardo Bolsonaro, e daria a transportadoras a exclusividade de enviar correspondências. Mas Fonteyne tirou esse trecho. O deputado espera que seja votado na próxima semana.

Vacina Para Fonteyne, a greve dos Correios fortalece a medida. "Isso só nos ajuda, porque o cidadão comum vai pegando anticorpos contra o corporativismo", afirma ele.

Conflito interno O INPI, responsável por conceder patentes no Brasil, recebeu apoio de dez associações empresariais na disputa que mantém na Justiça contra seus funcionários. O endosso veio da ICC Brasil (Câmara de Comércio Internacional) e de entidades como a Interfarma. 

Soberania Especialistas do instituto foram à Justiça para tentar derrubar resoluções que aceleram a concessão de patentes nos casos em que uma inovação já é protegida no exterior. Argumentam que, dessa forma, o exame perde qualidade e pode dar monopólio a invenções estrangeiras injustamente.

Metamorfose Os desafios competitivos e tecnológicos do futuro levam 68% de executivos a cogitar mudar de ramo ou ampliar a atuação de seus negócios, segundo pesquisa da Amcham. Foram entrevistados 130 presidentes de empresas com 20 anos de operação no Brasil. 

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.