Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Na briga entre XP e BTG, Justiça decide não julgar ação

Para juiz, processo da XP contra o escritório de agentes depende de ação contra BTG

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Justiça decidiu que não pode julgar a ação da XP contra um dos escritórios de agente autônomo que decidiu migrar para o BTG. Quando essa disputa começou, em dezembro, a corretora acionou também os parceiros que foram para o concorrente.

O juiz Luis Bedendi entendeu que a ação da XP contra o escritório de agentes Cordier depende do processo contra o BTG. A discussão é sobre a possibilidade de pagar luvas para incentivar um agente autônomo a trocar de corretora e levar junto seus clientes. A XP diz que o BTG incentivava a migração de clientes de forma ilegal.

Guilherme Benchimol (XP) foi se manifestar sobre o tema no Linkedin nesta terça: defendeu a exclusividade do vínculo entre agente e corretora. No post, disse que grandes bancos querem criar insegurança para o cliente, o que ocorreria se o agente autônomo pudesse distribuir produtos de mais de uma corretora.

Benchimol também escreve que o mercado confunde o papel do agente autônomo com o do consultor de investimento. Agentes autônomos são só distribuidores, enquanto consultores podem recomendar uma carteira de investimentos. Na prática, muitos clientes se sentem confortáveis para pedir orientações ao agente autônomo.

Leia a coluna na íntegra aqui. 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.