Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Na hora de pegar empréstimo, inadimplentes priorizam valor da parcela à taxa de juros

Pesquisa da Boa Vista mostra que quem está com contas em dia escolhe com base nos juros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No bolso Na hora de escolher a contratação de um empréstimo, os inadimplentes levam mais em conta o valor da parcela do que a taxa de juros. O contrário acontece com os que estão com as finanças em dia, diz pesquisa da Boa Vista feita com 2.200 consumidores ao longo do primeiro semestre.

Quanto vale Quem prioriza o valor da parcela tem risco mais alto, segundo Vitor França, economista da instituição. A despesa pode se alongar e parte do valor acaba destinado aos juros. “Ao cruzar os recortes, vemos que a educação financeira tem um peso importante nas escolhas”, afirma.

Prioridades O estudo também perguntou aos entrevistados o que eles deixariam de pagar primeiro caso a renda familiar diminuísse. Mais adimplentes escolheriam boletos e contas do que inadimplentes, são 64% contra 46%, respectivamente. A fatura do cartão de crédito, em segundo lugar, ficaria atrasada para 28% dos adimplentes ante 40% dos inadimplentes.

Susto “De novo, quando olhamos para os inadimplentes, muitos não têm sabem quão alto é o juros no rotativo do cartão de crédito”, afirmou França. Para quem deixa de pagar a fatura, os juros chegam a uma média de 311% ao ano ou 12,5% ao mês, de acordo com o Banco Central. 

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.