Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Plano de extinguir concessão de Viracopos ganha força no governo

Apoiadores aumentaram nesta quarta (25) após queda da liminar que protegia contrato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A carta branca que a Justiça deu à Anac na terça (24) para cassar a concessão de Viracopos chega no momento em que o governo abandona a ideia de achar solução de mercado para vender o aeroporto em recuperação judicial. Há poucos meses, havia dois times: um preferia a caducidade da concessão, liderado pelo ministro Tarcísio de Freitas, e outro acreditava na venda. O lado a favor da extinção cresceu nesta quarta (25), após a queda da liminar que protegia o contrato. 

Carga pesada Na área econômica, ainda havia vozes ligadas ao PPI (Programa de Parcerias e Investimentos) do governo Temer que acreditavam na evolução de proposta de compra como da Zurich, que manifestou interesse publicamente, ou outras pretendentes como a Inframerica. Mas elas se calaram.

Fui O diretor-geral da ANP, Décio Oddone, saiu antecipadamente de uma audiência pública nesta terça (24) sobre a possibilidade de postos de gasolina comprarem combustível direto de refinarias ou de usinas. A pressa aborreceu os parlamentares, segundo Laercio Oliveira (PP-SE).

Volte O deputado diz que a audiência foi convocada pela comissão de Minas e Energia a pedido do setor de combustíveis, que teme concentração de mercado nas maiores distribuidoras caso a ANP publique resolução nesse sentido. Promete convidar Odonne de novo. Diz que, se a medida for tomada sem debate, será barrada com decreto legislativo.

Agenda A ANP diz que Oddone explicou ao presidente da Comissão que precisava sair e ficou mais algum tempo para atender os deputados. Diz também que não concluiu o debate sobre a venda direta.

Contramão Enquanto Jair Bolsonaro tentava convencer o mundo sobre sua política  ambiental em Nova York na terça (24), a Natura foi uma das premiadas do UN Global Climate Action Award, que reconhece ações de combate às mudanças climáticas.

Calor Os vencedores serão divulgados nesta quinta (26), no Climate Week, em Nova York. A empresa foi uma das 15 selecionadas entre  670 projetos. As campeãs também vão ser celebradas na COP 25, no Chile, em dezembro.

Alongamento Na esteira da integração entre Magazine Luiza e Netshoes, pela primeira vez desde a aquisição, elas vão fazer uma ação conjunta de publicidade. Será um patrocínio de transmissão de jogos da Champions League em rede social, que teve o acordo fechado nesta terça (24). 

Espelho Masayoshi Son, presidente-executivo do SoftBank, fez pressão no conselho para eliminar o cofundador da WeWork Adam Neumann da chefia da empresa na terça (24). Segundo o Financial Times, porém, os empresários têm muito em comum: são arrojados e têm pressa. 

Coincidência Os modelos de negócios tanto do grupo japonês quanto da startup americana se baseiam em pouca geração de caixa e alta necessidade de investimento de curto prazo para crescer. Os episódios da WeWork remetem ainda à trajetória da Uber, cuja queda do fundador Travis Kalanick  foi em 2017, antes da abertura de capital.

Vizinhança O Outback, da Bloomin’ Brands, abre um restaurante na Argentina, mas está de olho é na demanda de brasileiros. A loja, que recebeu investimento de mais de R$ 7 milhões, fica no Aeroporto Ezeiza, em Buenos Aires, onde o fluxo de turistas é alto. No Brasil, a bandeira tem 99 restaurantes. 

Papo A FecomércioSP se reúne com o senador Eduardo Gomes (MDB-TO) nesta quinta (26) para levar 11 emendas às propostas da reforma tributária. O setor quer a desoneração de impostos sobre energia e mais clareza na geração de crédito tributário, diz o vice-presidente da entidade, Márcio da Costa. 

Plano B Prevendo dificuldade na reforma, ele vai levar 11 anteprojetos ressuscitados que precisam de menos votos do que uma PEC.

Explicações Uma das ideias da federação é exigir que o fisco apresente justificativa para fazer auditorias e que haja mais transparência nos critérios para retenção na malha fina antes da declaração do imposto de renda.  

Bom e melhor Um terço dos brasileiros gastaria mais para comprar produtos premium, segundo pesquisa da Nielsen. De acordo com a consultoria, o hábito é disseminado entre diferentes classes sociais. Para democratizar os itens sofisticados, ela sugere oferecer embalagens menores.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.