Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Após destravar quórum, Cade deve deslanchar processos até final de outubro

Estão na fila casos como denúncia do BTG Pactual contra XP e fusão entre Disney e Fox

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em busca do tempo perdido Após a posse do novo conselheiro do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), nesta segunda (7), que restabeleceu o quórum mínimo do tribunal do órgão, prazos voltam a correr. A perspectiva é que todas as operações em espera há meses sejam liberadas até o dia 23 de outubro. Entre os processos parados mais importantes estão a compra da Red Hat pela IBM, a denúncia do BTG Pactual contra a XP, a fusão entre Disney e Fox e o caso Boeing com Embraer.

SEPN 515, conjunto D, lote 04 - edifício Carlos Taurisano - Brasília-DF
Sede do Cade em Brasília - Reprodução

Barreira liberada Depois de muita pressão contrária feita pela indústria, o Cade passa a fazer parte da Camex, órgão interministerial ligado ao Ministério da Economia e que implementa políticas de comércio exterior. 

Coração de mãe Representantes do Cade e da Apex-Brasil (agência de promoção de exportações) vão integrar o comitê-executivo de gestão da Camex como convidados, sem direito a voto, conforme decreto de Jair Bolsonaro, assinado na sexta-feira (4). 

Proteção A inclusão poderia ter acontecido desde o ano passado, ainda no governo de Michel Temer, mas os esforços de representantes da indústria na direção oposta conseguiram barrar a mudança. Eles alegavam que o órgão, que zela pela livre concorrência, se posicionaria contra medidas de defesa dos produtores de bens nacionais. 

Não sou eu A JBS entrou na Justiça para solicitar que o Instagram removesse uma página sobre sua marca Maturatta que foi colocada no ar por um usuário desconhecido. As postagens na rede falavam da carne e remetiam a campanhas publicitárias antigas, conteúdo que, segundo a JBS, confundia os consumidores. 

Sai daí À Justiça, a JBS disse que procurou o Instagram pedindo a retirada da página, mas a rede social se negou a atender, dizendo que não identificou violações às diretrizes da comunidade. 

Identidade Procurada, a rede social afirma que “respeita a Justiça e cumpre decisões judiciais de remoção de conteúdo específico nos termos da legislação”. O Instagram tem um canal de denúncia dedicado ao recebimento de reclamações sobre violação de propriedade intelectual. 

Caminho Péter Szijjártó, ministro de negócios estrangeiros e comércio exterior da Hungria, segue para Brasília após visitar a Fiesp nesta terça-feira (8) com 13 empresas húngaras para participar da abertura do Fórum Empresarial e de Rodada de Negócios.

Viral Enquanto acontecia nesta segunda (7) um protesto de funcionários na porta do BNDES, circulava no WhatsApp da comunidade benedense uma longa mensagem questionando medidas da nova gestão, como a fusão das duas áreas que respondiam pela gestão da carteira de participações da BNDESPAR. 

Barato sai caro A estratégia, segundo a mensagem, já foi testada sem êxito em 2016 e desfeita um ano depois. O mesmo texto, em seguida, alerta a atual diretoria do banco sobre os riscos de vender ativos “na bacia das almas”, alienando a carteira “a qualquer custo”. Procurado, o BNDES não comenta.

Futuro Para 38% dos empresários do setor de educação, o principal desafio é acompanhar a velocidade de avanços e inovações, segundo pesquisa da consultoria KPMG com 140 deles. Adaptar e criar cursos para plataformas digitais é um dos maiores obstáculos nos próximos anos para 60% dos entrevistados. 

Mudanças Segundo o levantamento, 85% dos empresários acreditam que a tecnologia vai impactar o setor de educação, porém 50% dizem não ter uma equipe dedicada a novos negócios e inovação em suas instituições.

Sede Novas cervejas artesanais, chás, sucos e cafés devem chegar no mercado, segundo índice da Associação Brasileira de automação GS1. A quantidade de pedidos de códigos de barras dobrou em setembro na comparação com o mesmo mês de 2018, segundo a organização, que gerencia os registros.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.