Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Cade vence pressão da indústria e entra para órgão de comércio exterior

Empresas afirmavam que conselho poderia ser contrário a medidas de proteção para a indústria nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Barreira liberada Depois de muita pressão contrária feita pela indústria, o Cade passa a fazer parte da Camex, órgão interministerial ligado ao Ministério da Economia e que implementa políticas de comércio exterior. 

Coração de mãe Representantes do Cade e da Apex-Brasil (agência de promoção de exportações) vão integrar o comitê-executivo de gestão da Camex como convidados, sem direito a voto, conforme decreto de Jair Bolsonaro, assinado na sexta-feira (4). 

Proteção A inclusão poderia ter acontecido desde o ano passado, ainda no governo de Michel Temer, mas os esforços de representantes da indústria na direção oposta conseguiram barrar a mudança. Eles alegavam que o órgão, que zela pela livre concorrência, se posicionaria contra medidas de defesa dos produtores de bens nacionais. 

Leia a coluna na íntegra aqui.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.