Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Com maior limite de compras, free shop quer ampliar oferta de eletrônicos

Medida aprovada por Paulo Guedes, porém, divide comércio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Extensão Na esteira da expansão do limite para compras em free shops, liberada por Paulo Guedes, na segunda (14), a DFA (Duty Free Americas) planeja ampliar a linha de eletrônicos e eletrodomésticos que vende nas lojas da rede. A empresa também estuda reduzir o valor mínimo para compras parceladas. 

Mapa A rede vai abrir, até o mês de dezembro, duas lojas nas fronteiras terrestres, uma em Uruguaiana (RS) e outra em Foz do Iguaçu (PR), segundo Stephanie Katz, diretora da DFA. Em Uruguaiana, a concorrente Dufry inaugurou sua primeira unidade fora de aeroportos brasileiros.

Território Na modalidade de free shops em fronteiras terrestres, que ainda é recente no país, a cota de isenção subiu de US$ 300 para US$ 500.

Disputa A medida dividiu comerciantes locais. Para a Fecomércio-PR, a elevação do limite de compras nos free shops beneficia outros estabelecimentos das cidades porque tem potencial de aumentar o fluxo de turistas. Outros temem a concorrência. 

Divisa Paulo Kruse, do sindicato de lojas de Porto Alegre, diz que varejistas de eletrônicos, cosméticos e vestuário receiam perder clientes para as lojas instaladas nas fronteiras com Uruguai e Argentina. 

Aperto Na opinião de Mariana Aldrigui, da FecomercioSP, o efeito é limitado. O dólar está caro e a maioria dos turistas volta das viagens internacionais com pouco dinheiro. 

Leia a coluna na íntegra aqui. 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.