Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Empresários se frustram com recuo dos EUA em apoio ao Brasil na OCDE

Para indústria nacional, país supera candidatos em termos de adesão às regras da organização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dois é bom, três é demais A decisão do governo americano de priorizar Argentina e Romênia na OCDE frustrou a indústria nesta quinta (10). Embora tentassem se consolar dizendo que não era surpresa e que os países estavam à frente na fila, empresários repetiam que o Brasil supera os candidatos em termos de adesão às regras da organização. “O setor privado e o governo estão fazendo sua parte e precisam ter o esforço reconhecido”, disse Carlos Abijaodi, diretor de desenvolvimento industrial da CNI.

Sobrevivência O ingresso na OCDE é prioridade de política externa para a indústria, que vê a oportunidade como um acelerador de reformas estruturais e regulatórias para a atração de investimentos.

Lição de casa Quando os EUA, em maio, manifestaram apoio à candidatura brasileira, a CNI fez um levantamento segundo o qual o governo brasileiro já havia incorporado 74 instrumentos legais da OCDE, incluindo acordos internacionais, resoluções vinculantes e recomendações.

Disciplina O desempenho brasileiro equivale a 30% das 249 principais regras da entidade. Como base de comparação, Argentina implementou 18% e Romênia, 17%. A Bulgária tem meros 7%.   

Check list Entre os instrumentos da OCDE implementados pelo Brasil está a convenção sobre combate ao suborno de funcionários públicos em transações internacionais.

Susto Há pouco mais de um mês, a indústria de couro brasileira recebeu com preocupação a notícia de que grandes marcas internacionais, como Timberland, Vans e Kipling, suspenderiam as compras do produto do Brasil por causa das queimadas na Amazônia. Hoje, o CICB (Centro das Indústrias de Couro do Brasil) diz que pouco mudou. 

Passo É que a participação de marcas de moda jovem nas exportações de couro brasileira é baixa, segundo José Fernando Belo, presidente da CICB. Mais de 80% do couro produzido no Brasil é exportado, mas os principais destinos são os setores automotivo e de móveis. “A matriz de produção do calçado no mundo migrou para o sintético e o tecido”, afirma Belo.

Corte Pelos cálculos da entidade, as expectativas de exportação de couro em 2019 estão em torno de US$ 1,5 bilhão, queda expressiva ante os US$ 3 bilhões de 2014. “Isso decorre da queda dos preços do couro no comércio mundial. É um fenômeno que atinge todos os países exportadores e passa bem longe da Amazônia”, diz o presidente do CICB.

Pênalti Depois de muita bola dividida na questão do patrocínio a clubes esportivos por empresas internacionais de apostas, o Ministério da Economia decidiu: ele será mantido no decreto que regula o jogo no Brasil. O texto está sendo elaborado pela pasta, que recebeu mais de 2.600 propostas durante consulta pública.

Campo A minuta de decreto divulgada pelo governo, que será revisada, impedia as empresas estrangeiras de fazer a publicidade até que elas se regularizassem no Brasil, mas os processos levariam mais de seis meses. Críticos da medida diziam que isso afetaria o caixa dos times de futebol, enquanto defensores argumentavam que criaria um mercado mais justo com para novos competidores nacionais.

Alô, 5G A Tim vai começar a dar demonstração da tecnologia 5G em lojas. Até o fim do ano deve ter testes para consumidores em dez locais. 

Sem pausa A Havaianas instalou um tapume interativo com QR code em sua loja que está em reforma no shopping Iguatemi, em São Paulo. Mesmo durante as obras, o consumidor que der com a cara na porta poderá comprar pelo celular. A marca já fez ação parecida na Califórnia neste ano. 

Energia O consumo de gás natural caiu 2% em agosto, ante igual período em 2018, diz pesquisa da Abegás (associação do setor). A queda na indústria foi de 8,7%. Nas residências, por outro lado, houve alta superior a 10%, com a expansão da distribuição de gás canalizado, segundo a entidade. Cresceu também no comércio (2,6%).

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.