Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Indústria quer pesquisa e produção de cosméticos com maconha no Brasil

Associação do setor afirma que barreira para pesquisas na área pode gerar atraso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para além do uso medicinal da maconha debatido no setor farmacêutico, as empresas de cosméticos se interessam cada vez mais pelo tema, segundo a Abihpec (associação das indústrias de higiene e beleza). No foco estão a criação de produtos usados no combate de rugas e cremes anti-inflamatórios.

A Anvisa ainda não estuda regular cosméticos à base da erva. Segundo a Abihpec, o setor, caso autorizado, está disposto a importar óleo feito da planta, sem THC, substância psicoativa, evitando a resistência que haveria caso a maconha fosse plantada aqui.

A entidade afirma que uma demora para o aval a pesquisas na área pode levar o Brasil a se atrasar no desenvolvimento de estudos que levem ao lançamento de novos produtos.

Uma alternativa que pode ser adotada pelas brasileiras com atuação internacional para lidar com a situação é fazer parcerias com universidades estrangeiras.

Leia a coluna na íntegra aqui.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.