Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Liberação de água do mar engarrafada incomoda fabricantes da bebida mineral

Associação do setor critica resolução da Anvisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tá com sede? Fabricantes de água mineral natural preparam reação contra a iminente chegada da concorrência de água do mar dessalinizada, que poderá ser vendida engarrafada. Menos de uma semana após a Anvisa regulamentar o produto, a Abinam (associação da indústria de águas minerais), quer questionar a agência e pedir consulta pública. A Anvisa diz que publicou a norma por causa de uma decisão judicial que exigiu regulamentação do tema e que definiu os requisitos técnicos com rigor.

Funcionários trabalham no carregamento dos caminhões com galoes de água mineral - Moacyr Lopes/Folhapress

Copo O presidente da Abinam, Carlos Alberto Lancia, critica a resolução da Anvisa, dizendo que ela abre caminho a uma regulação mais branda para a água dessalinizada, com exigência inferior de padrões de contaminantes.  

Garrafa Lancia aproveita o contexto do vazamento de óleo no litoral brasileiro para questionar a qualidade da futura concorrente e também reclama da definição das embalagens. Para ele, a diferença entre sua água mineral natural e a dessalinizada precisará ficar mais explícita.

Lupa O texto da resolução, que foi antecipado pela coluna, determina a proporção das letras que vão indicar a designação do produto nos rótulos. Segundo a Anvisa, a nova norma define padrões de segurança compatíveis com os demais alimentos disponíveis no mercado brasileiro. 

Mudança A agência afirma que suas normas podem ser revisadas em caso de apresentação de dados novos.   

Escola A compra da Adtalem pela Yduqs (ex-Estácio), anunciada nesta segunda (21), deixou ciúmes no setor. Outros investidores que também estavam interessados na instituição se queixam por não terem tido oportunidade de fazer suas propostas na negociação que foi exclusiva.

Aula Com marcas como Ibmec e Damásio, a Adtalem era uma instituição que a maior parte das grandes empresas do setor poderiam querer comprar, segundo Carlos Monteiro, presidente da CM Consultoria. “Eles precisavam vender, e a operação estava redonda. Era uma questão de aproximação”, diz Monteiro.

Latinha A corrente de apoio do setor privado à tragédia ambiental no mar do Nordeste começa por um mercado sensível à qualidade das praias: a indústria cervejeira.

Mutirão Na quinta-feira (24), cerca de 400 funcionários da Corona vão parar suas atividades para limpar praias atingidas em Salvador, Recife e Natal. A ação tem parceria com a rede Parley for the Oceans. 

Mão de obra Ainda não há consenso entre os sindicalistas sobre seu próprio futuro. Interessado em acabar com a unicidade sindical, o governo tem conseguido dialogar com algumas das centrais. 
Mas não com todas.

Labuta Na quarta-feira (16), o deputado Lincoln Portela (PL-MG) protocolou na Câmara um projeto de lei que ainda defende a unicidade, entre outros pontos. Ele tem apoio de confederações filiadas ao FST (Fórum Sindical dos Trabalhadores), que não abrem mão da questão.  

Diálogo CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical e UGT (União Geral dos Trabalhadores) ficaram de fora da elaboração da proposta. Na semana passada, o secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, se reuniu com os dois grupos.

Mulher ao mar Uma carioca será a primeira comandante mulher de um navio da Ocyan, antiga Odebrecht Oléo e Gás. Há nove anos na empresa, ela vai liderar mais de 120 pessoas na embarcação Norbe 9ª, com 12 mulheres a bordo. 

Sufoco Cerca de 40% das empresas que buscaram crédito de longo prazo no primeiro trimestre precisavam solucionar suas questões com capital de giro, como pagamento de fornecedores e funcionários, segundo pesquisa da CNI (confederação da indústria). 

Bolso É uma distorção, de acordo com a entidade, causada pelo alto custo e difícil acesso aos empréstimos. A modalidade devia financiar investimentos, deixando o capital de giro para linhas de curto prazo, conclui a pesquisa.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.