Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Procon-SP recebe reclamação de turistas sobre óleo na praia e recomenda remarcar viagem

Fundação diz que empresas não podem ser multadas porque elas não provocaram o vazamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As primeiras reclamações de consumidores que tiveram suas viagens de turismo ao Nordeste prejudicadas pelas manchas de óleo nas praias começaram a chegar ao Procon-SP, que nesta segunda-feira (14) entrou em contato com companhias aéreas, agências e hotéis para recomendar que remarquem datas de viagens. 

Segundo o Procon-SP, as empresas de turismo fornecedoras das viagens não podem ser multadas porque não foram elas que provocaram o vazamento do óleo, mas é recomendável que entrem em acordo com seus clientes para encontrar datas alternativas, de modo que os viajantes não sejam prejudicados. 

Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP, afirma que, se as empresas se recusarem a renegociar com seus clientes, a entidade de defesa do consumidor vai entender que elas estão agindo de má fé. 

"Estamos abertos aguardando as manifestações dos consumidores", disse Capez.    

Algumas companhias já manifestaram preocupação com o caso, mas ainda é cedo para medir o estrago sobre os negócios, segundo o dono da Agaxtur, Aldo Leone Filho. "A discussão que é preciso ter nem é sobre impacto no turismo. É sobre punição. Falamos tanto de queimada na Amazônia. Este caso é tão sério ou mais", afirma o empresário. 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.