Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Semana decisiva para venda de fábrica da Ford começa parada

Governador de São Paulo, João Doria, previa desfecho para esta semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Freio de mão puxado A semana que deveria ser decisiva para a novela da venda da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) começa sem nada concreto. No dia 19 de setembro, o governador de São Paulo, João Doria, afirmou que uma solução definitiva seria revelada em 15 dias, vencidos na sexta-feira (4). Mas o final de semana foi de silêncio entre Caoa e Ford, que há um mês foram ao Palácio dos Bandeirantes anunciar o início de um processo de diligência prévia para a venda da unidade.

Motor O imbróglio se arrasta desde fevereiro, quando a montadora anunciou o fechamento de sua planta de caminhões e Ford Fiesta, provocando comoção que levou Doria a se envolver no caso, oferecendo ajuda para achar um comprador para a unidade e preservar 3.000 empregos. 

Engarrafamento Nos meses seguintes, Caoa e empresas chinesas manifestaram interesse, mas com pouco avanço e muito impasse sobre financiamento e incentivos fiscais. A última manifestação pública de Caoa e Ford foi em 3 de setembro, no evento do palácio ao lado de Doria, quando o governador disse que a diligência levaria 35 a 45 dias.

Mapa A chamada "Little Africa", concentração de pequenos empreendedores africanos que instalaram lojas, cabeleireiros e restaurantes no centro de São Paulo, só cresce. 

Cardápio A camaronesa Melanito Biyouha, do restaurante Biyou'Z, abre a segunda unidade neste mês, a 2 km do estabelecimento original, de 2008, com comidas típicas que levam folhas desidratadas, sementes e grãos africanos.

Eixo Vizinha do Biyou'Z, a Coração d'África, do senegalês Cheikh Seck, vendedor de roupas, calçados e artesanato, abriu sua segunda loja, em Pinheiros, no ano passado. 

Passarela Agora procuram nossas roupas porque começamos a nos vestir com cores dos nossos países. Não fazíamos isso antes", diz. Os tecidos vêm do Senegal e são costurados aqui, segundo Seck, que já se arrisca como estilista.

Guerra da esfirra O Habib's quer dar mais um lance na guerra de preços do fast-food, contra McDonald's e Burger King. Para o Dia da Criança, vai vender esfirra de queijo, coxinha de frango ou bola de sorvete por R$ 1. A meta é elevar em mais de 200% a venda do kit infantil em relação ao ano passado. 

Ataque Depois que o fundador, Alberto Saraiva, retornou ao cargo de presidente-executivo do grupo Habib's, há cerca de um mês, a rede se posicionou com agressividade, lançando esfirra por até R$ 0,49 no aplicativo em setembro. 

Ordem na casa Empregados do BNDES se reúnem na fachada do banco, no Rio, nesta segunda (7). O protesto, segundo eles, é contra a maneira como a nova gestão conduz a governança da BNDESPar.

À venda Segundo a AFBNDES (associação dos funcionários), a atual gestão erra ao optar por saídas como a venda de ações por oferta pública em casos em que seria indicada a venda em mesa. 

Preço A oferta pública gera custos com comissões a bancos de investimento e redução dos preços dos ativos vendidos. Seja para vender ações do governo ou da BNDESPar, o que está em jogo é a responsabilidade com o patrimônio público", diz a AFBNDES. 

Calculadora Uma ferramenta de diagnóstico de igualdade de remuneração, criada pela ONU Mulheres, será apresentada em evento da entidade neste mês. O financiamento com enfoque em gênero também faz parte da pauta. 

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.