Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Bilionário que se mudou para Roraima já atendeu 6.000 venezuelanos

Carlos Wizard diz que iniciativa particular tem resultado maior do que iniciativas do poder público

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Destino Mais de um ano depois de se mudar para Roraima para ajudar no acolhimento de venezuelanos refugiados, o bilionário Carlos Wizard avalia que a situação tende a piorar. Segundo o empresário, desde agosto de 2018, ele e sua mulher conseguiram interiorizar 6.000 imigrantes, articulando lideranças empresariais, comunitárias e religiosas para alocar as famílias em outros estados. Para Wizard, o resultado da iniciativa particular é muito alto se comparado aos esforços públicos.

No horizonte No mês passado, a Operação Acolhida promovida pelo governo federal lançou uma nova fase. Em nove meses de gestão Bolsonaro, o governo diz ter interiorizado 10 mil pessoas.

 
O empresário Carlos Wizard Martins, ao lado da ministra Damares Alves
O empresário Carlos Wizard Martins, ao lado da ministra Damares Alves - Carlos Wizard Martins no Facebook

Você pode mais “Às vezes eu acho que é possível melhorar a eficiência do acolhimento pelas ongs e Forças Armadas. Aqui somos eu, minha mulher, e Deus. Eles são centenas”, afirma Wizard. 

Vida nova O empresário conseguiu apoio de companhias aéreas, que transportam os venezuelanos para outros estados, onde há empregos oferecidos por empresas como CSN, JBS e outras, segundo ele.

Câmera, ação Wizard deixa Roraima para viajar a Brasília cerca de uma vez por mês. Diz que já tratou do assunto em reuniões com os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Damares Alves (Direitos Humanos), Osmar Terra (Cidadania) e a primeira-dama Michele Bolsonaro, que colaborou gravando um vídeo. 

Prosa

"Independentemente dos recursos, o investimento maior é o tempo, é estar na linha de frente, é o capital intelectual, de liderança, gestão, articulações e parcerias

Carlos Wizard, presidente do Grupo Sforza 

Surpresa A Ferrero, fabricante do Kinder Ovo, levou advertência do Conar (conselho de autorregulamentação publicitária) após um consumidor se dizer enganado por uma embalagem do produto com carrinhos de brinquedo. Ele disse que, em vez de achar os veículos em miniatura dentro do chocolate, veio um boneco.

Calorias Além da medida, o conselho recomendou alteração do rótulo. Em nota, a Ferrero diz que ainda não recebeu a decisão do Conar e espera para se manifestar.

Derramado A revolução nos hábitos alimentares levou ao pedido de recuperação judicial da gigante americana do leite Dean Foods. Endividada, a companhia negocia a venda de seu controle para uma cooperativa de produtores.

Copo O consumo de leite pelos americanos caiu 37% entre 1970 e 2017, diz reportagem do The New York Times com base em dados do governo americano. A bebida perdeu espaço para substitutos de soja ou amêndoas. 

Conectados A Ablos (associação de lojas satélites de shoppings, que reúne cem marcas) e a empresa de ecommerce B2W Digital fecharam uma parceria para levar lojistas da entidade para a plataforma de marketplace da varejista, dona de Americanas.com e Submarino.

Online A entidade também acaba de desenvolver seu próprio marketplace, que deve começar a operar no segundo trimestre de 2020.

Nublado Depois de três audiências públicas em Brasília, a taxação de energia solar gerada por consumidores será debatida na assembleia Legislativa de São Paulo no dia 25. O deputado federal Vinicius Poit (Novo-SP) convidou para o evento a Aneel, o ministério da Economia, distribuidoras e associações do setor.

Ressaca O grupo Heineken terá uma campanha contra o abuso de álcool com a música “Quero te Ver Bem Amanhã”, que tem os versos “o que aconteceu ontem você nem tá lembrado” e “goró não é remédio pra dor”.


Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.