Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Em contraponto a Bolsonaro, governadores do NE visitam França e Alemanha

Nomes como Rui Costa (BA) e Fátima Bezerra (RN) vão apresentar oportunidades de investimentos e PPPs

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desembarque Começa na segunda (18) a viagem que governadores do Nordeste farão à Europa em busca de investidores. Em uma espécie de contraponto a Bolsonaro, visitarão países como Alemanha e França, com os quais o presidente se desentendeu na crise ambiental. O grupo se reúne com empresários e representantes de governos para apresentar oportunidades de investimentos e PPPs. Fazem parte da missão os petistas Rui Costa (BA), Camilo Santana (CE) e Wellington Dias (PI).

Excursão Também viajam os governadores Renan Filho (MDB-AL), João Azevêdo (PSB-PB), Paulo Câmara (PSB-PE), Fátima Bezerra (PT-RN) e Belivaldo Chagas (PSD-SE), e o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos-MA).

Itinerário Na agenda estão previstos encontros com a empresa francesa de energia Engie e a norueguesa Golar. 

Terra O grupo também quer tratar de parcerias com entidades financiadoras, como a AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento) e o Ifad (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), que já atuam em projetos de agricultura e combate à fome na região.

Matemática O deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) propôs ao governo paulista a criação de uma lei de responsabilidade fiscal com teto de gastos aos moldes do implantado em 2016 pela gestão de Michel Temer. 

Pai do teto A ideia foi discutida com a secretaria da Fazenda, chefiada por Henrique Meirelles, que esteve à frente da criação do limite de gastos no âmbito federal. A sugestão foi formalizada no Diário Oficial. A pasta diz que está analisando o texto.

Sem juridiquês O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), lançou nesta terça-feira (12) um programa para simplificar a linguagem usada em sua administração. Inclui até as comunicações feitas por empresas privadas que prestam serviço ao município.

Instantâneo Enquanto a indústria cervejeira passa por uma transformação de hábitos de consumo, o time de inovação da Ambev acaba de fazer parceria com a Pratinha, empresa de Ribeirão Preto que desenvolveu cerveja em pó em seu laboratório. A dupla vai criar produtos e dividir participação nas vendas. 

Lupa A conduta da McKinsey em ao menos duas recuperações judiciais é investigada por promotoria e Departamento de Justiça dos EUA, diz o The New York Times. A empresa é suspeita de ter usado sua influência para favorecer a si própria ou seus clientes em filas com outros credores de companhias endividadas. 

Outro lado A consultoria disse ao jornal que no ano passado recebeu um questionamento da promotoria americana, que foi respondido. Desde então, não teve mais solicitação sobre o tema.

Às compras A Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) ampliou em 30% a equipe de logística e dobrou a frota para fazer entregas da Black Friday. A companhia espera aumento de sete vezes na expedição de pedidos durante a promoção. No centro de distribuição de Jundiaí, o volume deve saltar de 50 mil para 350 mil por dia.

Consumismo O Mercado Livre, por sua vez, reforçou sua equipe de logística com 800 pessoas em contratos temporários para a data. A companhia promete entregas em um dia na Grande São Paulo e em dois para outras seis capitais.

Ostentação O mercado de luxo será impulsionado pela venda de itens de uso pessoal, como vestuário e joias, que deve subir 30% até 2024, segundo pesquisa da Euromonitor. Bebidas alcoólicas terão alta de quase 11%. 

Diária Após cair cerca de 19% entre 2014 e 2019, os segmentos de hotéis e restaurantes de luxo devem crescer 11,4%, com base na expectativa de investimentos em infraestrutura. 

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.