Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Panorama

'Não há floresta em pé se ficarmos sentados', diz presidente da Natura

Para João Paulo Ferreira, debate ambiental avança no meio empresarial, mas a falta de diálogo preocupa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Semente Há mais de 20 anos na Amazônia, a Natura vê nos últimos meses o debate ambiental avançar no meio empresarial brasileiro, segundo João Paulo Ferreira, presidente da companhia. Para o executivo, ficou evidente que é possível produzir sem desmatar e muitos setores já mostram isso, até o agronegócio. “Mas ainda não é o bastante”, diz. Ele avalia que o governo é o agente mais importante para promover conservação do ambiente e inclusão, porém, a falta de diálogo preocupa.  

Verde “Acredito que pode haver boas intenções, mas tem sido preocupante a falta de diálogo em torno de propostas sustentáveis para a Amazônia. Só teremos desenvolvimento sustentável e uma sociedade mais equilibrada, se cidadãos, universidades, ONGs e empresas forem ouvidos em diálogo construtivo com o poder público”, afirma.

Atmosfera Ferreira sugere que sejam estabelecidos incentivos para o uso sustentável da biodiversidade, além de programas para fortalecer a agricultura familiar e de comunidades tradicionais.

Processo Para as empresas que estão ingressando em projetos ambientais, o presidente da Natura diz que não é só compliance. “Precisa estar ligado à geração de valor. É perceber que sustentabilidade é bom negócio”, diz ele.  

Espelho Desde 2011, a Natura, que está perto de ser a quarta maior empresa de beleza do mundo, calcula ter investido mais de R$ 1,5 bilhão em negócios na Amazônia.

João Paulo Ferreira, presidente da Natura, na sede da empresa em Cajamar - Adriano Vizoni/Folhapress

PROSA

"O empresariado precisa demonstrar mais envolvimento em temas sociais e ambientais. O comportamento empresarial tem força para promover mudanças. Não há floresta em pé se ficarmos sentados"

João Paulo Ferreira
presidente da Natura

Com Filipe Oliveira Mariana Grazini

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:

Lojas de móveis mudam nome de criado-mudo após considerar termo racista

Empresa que prometia retorno de 4% ao dia para investidores sai do ar

Negociação de energia cresce mais de 40%

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.