Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Procuradores chineses visitam Ministério Público de SP para entender Justiça brasileira

Procurador-geral preparou um dia de atividades para vinda de delegação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Versão brasileira Enquanto o interesse de empresas chinesas pelo estado de São Paulo avança, muitas delas subsidiárias de companhias estatais, o país asiático procura entender como funciona o sistema judiciário local. Neste mês, uma delegação de procuradores de Justiça chineses visitou o Ministério Público de São Paulo, onde foram recebidos pelo procurador-geral Gianpaolo Smanio, que lhes apresentou as áreas de atuação do órgão, com a ajuda de um intérprete do consulado.

Choque cultural “Eles não conhecem bem a ideia de Ministério Público que atua em áreas cíveis, meio ambiente e consumidor”, disse Smanio.

Perdidos na tradução Segundo o procurador-geral, o MP preparou um dia de atividades para os chineses, mas após o almoço eles pediram para voltar ao hotel para fazer a siesta. Smanio os convenceu a ficar, explicando que não daria tempo para fazer as reuniões da tarde porque o trânsito de São Paulo é pesado.

Estudos Entre as novas manifestações de interesse de empresas chinesas contabilizadas pelo governo de SP, a CRRC já demonstrou estar de olho nas linhas 8 e 9 da CPTM e em aeroportos regionais. 

Plano O governador João Doria se reuniu com a chinesa Cofco para tratar do mercado de etanol e assinou protocolo de intenções com a CR20 para licitações de trens.

Basta A Apple decidiu remover seus 181 aplicativos relacionados a cigarros eletrônicos da App Store nos EUA na sexta (15). São serviços para controlar os vaporizadores e encontrar lojas e novos sabores.

Alerta A empresa deixou de aceitar novos aplicativos da categoria em junho. Em setembro, autoridades de saúde dos EUA anunciaram que casos de doenças pulmonares graves ligadas ao uso do dispositivo mais que dobraram no país. No Brasil, a venda dos e-cigarros é proibida.

Resta um Depois de meses sem concluir processos por falta de quórum, foram resolvidos 105 dos 106 atos de concentração que ficaram represados de julho a outubro no Cade. O único que, após decisão de superintendência, foi avocado pelo tribunal é o da compra da Nextel pela Claro.

Pausa O Cade ficou sem o mínimo de quatro conselheiros, à espera de indicações. No período, deixou de correr o prazo de 15 dias, em que se pode pedir que processos aprovados pela superintendência sejam levados a plenário. Acaba de ser julgada no tribunal a compra da Red Hat pela IBM.

Motorista O mercado de viagens rodoviárias esquentou com as recentes iniciativas de desregulamentação, depois que o ministro Onyx Lorenzoni assinou uma resolução defendendo livre concorrência e liberdade de preços.

Olha o poste Seguindo a orientação, a ANTT, no fim de outubro, retirou limitações que atrapalhavam a entrada de novas empresas na operação de linhas rodoviárias. Agora, a agência diz que irá analisar até o fim do ano 1.325 pedidos de autorização acumulados desde 2016.  

Não é de borracha Temendo a chegada da concorrência, quem atua em empresas já estabelecidas afirma que as novatas serão submetidas a regras mais favoráveis. Criticam o fim da exigência de que os veículos tenham no máximo dez anos e a oferta de viagens por demanda.

Sem sono A Lojas Americanas vai abrir cerca de 400 de suas 1.500 lojas a partir da meia-noite durante a Black Friday, no dia 29 de novembro.

O piloto sumiu No ano passado, 52% dos consumidores confiavam em montadoras tradicionais para desenvolver veículos autônomos, mas agora o índice despencou para 32%, de acordo com levantamento da Deloitte.  

Tempo livre Se pudessem ser transportados pela tecnologia, 69% dos entrevistados aproveitariam o tempo para acessar o email ou falar ao telefone. Tirar o atraso na leitura é uma opção para 55%. Metade das pessoas assistiriam a filmes e séries ou ainda trabalhariam no período. 

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.