Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Programas de fidelidade querem impedir repasse de milhas

Empresas restringem quantidade de terceiros para quem se pode emitir passagens; disputas chegam à Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os programas de fidelidade estão apertando o cerco contra o comércio secundário de milhas, uma prática crescente em sites que adquirem pontos de consumidores para transformar em passagens aéreas para terceiros.

A discussão chegou à Justiça. Em um caso, um cliente com mais de 3 milhões de milhas acumuladas no programa da Latam conseguiu uma liminar para reverter o confisco de seus pontos depois que ele os usou para comprar passagens para mais de 24 pessoas --limite definido pela companhia.

A companhia aérea disse, via assessoria de imprensa, considerar o comércio de pontos do LATAM Pass irregular e contra as regras do programa. "Os pontos acumulados são pessoais e intransferíveis, sendo expressamente vedada a cessão para terceiros."

A empresa afirma que os clientes que realizarem essa prática podem ser excluídos do programa.

O teto para compra de passagens deve baixar no futuro. A Azul decidiu que, a partir de 15 de janeiro, cada participante de seu programa só poderá comprar passagens para outras cinco pessoas, cadastradas previamente. A empresa diz ter feito isso para que os demais usuários não sejam prejudicados.

André Fehlauer, presidente da Smiles, diz que não recomenda a venda das milhas por questão de segurança, porque sites que fazem a operação de revenda pedem login e senha do consumidor no programa de fidelidade.

Uma avaliação de executivo do setor é que o mercado ficou inundado por milhas depois que parte das empresas passou a oferecê-las em excesso com promoções e permissão para compra ilimitada delas. Agora, com a saída da Avianca e aeronaves mais cheias, o comércio estaria incomodando mais as empresas aéreas. 

Do lado das companhias que fazem negócios com milhas o argumento a favor desse mercado é que a milha propriedade do consumidor. Também afirmam que os programas se beneficiam da expiração de pontos quando os clientes não os usam dentro do prazo de validade.

Leia a coluna na íntegra aqui. 
 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.