Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Antes de elevar imposto, governo deveria reduzir seus gastos, diz Amoêdo

Para fundador do Novo, Paulo Guedes tem ideias corretas, mas derrapou com AI-5

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Velocidade O primeiro ano do governo Bolsonaro se aproxima do fim mantendo o respeito do empresariado pela equipe econômica. Mas na opinião de João Amoêdo, fundador do partido Novo, preferido do mercado na eleição de 2018, as reformas administrativa e tributária e as privatizações poderiam ter sido aceleradas. Amoêdo diz que Paulo Guedes derrapou ao falar em AI-5 e recomenda a prática de citar fontes de dados divulgadas em redes sociais para dar noção de estabilidade.

0
João Amoêdo, presidente do Novo - Gabriel Cabral/Folhapress

Foco Questionado pela coluna se ele considera adequadas as propostas para tornar mais progressivo o Imposto de Renda, como subir a alíquota máxima de 27,5% para 35%, Amoêdo diz que, antes de elevar a carga tributária, o governo deveria fazer reforma administrativa e simplificação. 

Peso “A nossa carga tributária já é muito elevada. Acho que a população espera de fato uma redução dos custos do governo. São 153 dias por ano trabalhando só para pagar imposto”, afirma. 

Derrapada Ele considera o AI-5 de Paulo Guedes um erro. “Infelizmente, Bolsonaro, particularmente, nunca foi acostumado às instituições. Então, tem um ataque constante a elas”, afirma. 

Tuiteiro Amoêdo também surfa a onda das redes sociais para manifestar opiniões do partido. Mas criou o hábito de indicar a fonte dos dados. Segundo ele, isso dá credibilidade, passa coerência e mostra que as posições não mudam conforme o cenário. 


Prosa

"Não gosto muito do que fazem o governo Bolsonaro e os filhos dele, de testar limites. Fala algo, vê a reação, volta atrás. Se tiver aceitação, avança um pouco mais. Está ficando claro que a estratégia não é o que se espera"

João Amoêdo
Fundador do Partido Novo

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo: 

Contas digitais fazem cartões pré-pagos crescerem mais de 50%, diz Visa

Com Black Friday, iFood supera 1 milhão de pedidos por dia em novembro

Farmácia não tem previsão para começar a vender remédio de maconha

Com Filipe Oliveira Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.