Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Chinesa que negocia fábrica da Ford quer fazer trem do aeroporto de Guarulhos

Empresa BYD, que tem Eduardo Paes como executivo, deve entregar proposta na segunda (23)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A caminho A empresa chinesa BYD, a mesma que neste mês surgiu como possível compradora da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo e que tem o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes entre seus executivos, quer assumir a operação do monotrilho a ser instalado no trecho que falta para ligar a estação Aeroporto da CPTM aos terminais de Cumbica. A companhia está na fase final de elaboração de sua proposta para encaminhar à concessionária GRU Airport na segunda (23).

Plataforma A proposta da chinesa deve sugerir um trem com bateria no teto e recarga a cada parada nas estações. Com um percurso inferior a 3 km, o projeto envolveria cerca de R$ 200 milhões em investimentos, segundo cálculos de engenharia.

Só amanhã... A implementação do sistema poderia ser feita em um ano, ou seja, é possível trabalhar com a estimativa de entrega em 2021, desde que não haja percalços no Tribunal de Contas da União e recursos de concorrentes.    

...de manhã Nas últimas semanas, as empresas interessadas em disputar o projeto tiveram dúvidas sobre o prazo final, que oscilou entre os dias 23 e 30 de dezembro. Nesta quarta (18), circulou no mercado uma informação, não confirmada pela GRU Airport, de que passaria para o dia 27. 

Dois coelhos No Brasil, a BYD tem uma fábrica de ônibus elétricos em Campinas e faz parte do consórcio do VLT em Salvador. Se vencer a disputa para entregar o monotrilho do aeroporto e arrematar a fábrica da Ford, terá solucionado dois problemas que o governador João Doria gostaria de ver resolvidos em São Paulo.

Largada Entre as outras empresas interessadas em assumir o transporte entre os terminais de Cumbica há nomes como Siemens, Bombardier, Hyundai, China Railway, Modutram, Ttrans e outras. 

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo  

Comércio eletrônico se divide sobre fiscalização de imposto 

Caetano doa imposto para o Museu Nacional 

Governo lança edital para comércio na estação do Brás 

Maioria dos empresários do comércio planeja aumentar investimentos, diz pesquisa 

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.