Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Com empresários, Marcos Cintra articula campanha para nova CPMF

Para ex-secretário, fala de Rodrigo Maia contra o tributo é precipitada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ele voltou Na mesma semana em que Bolsonaro volta a reconhecer a CPMF como opção avaliada no governo, o ex-secretário da Receita —e porta-bandeira do tributo— Marcos Cintra se prepara para voltar ao debate fora do governo. Na defesa do imposto sobre movimentação financeira, Cintra diz ter a seu lado dezenas de entidades empresariais, que farão uma campanha em março. “Estou articulando estudos para subsidiar deputados e senadores que defendem o projeto”, afirma ele.

O ex-secretário da Receita Federal Marcos Cintra - Pedro Ladeira/Folhapress

Nova era Na opinião de Cintra, Bolsonaro reabriu a discussão nesta semana, e a colocação do presidente foi reforçada pelo ministro Paulo Guedes. “[Bolsonaro] está revendo as posições dele. Vejo hoje um outro ambiente”, diz. 

Não é não O ex-secretário diz ainda que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se apressa ao afirmar que não há chances de a proposta passar na casa. “Com todo respeito que tenho por ele, acho um pouco precipitada essa afirmação. Ele não conhece o projeto. Ainda não foi discutido.” 

O regresso Para Cintra, a reforma tributária estará condenada se não tiver o tributo sobre movimentação financeira, que ele prefere chamar de imposto digital em vez de CPMF. Uma das entidades que estão com Cintra na mobilização pelo tributo é o Brasil 200. 

Pomo da discórdia “Esse imposto é um elemento pacificador, que vai permitir uma aliança a favor do IVA (Imposto sobre Valor Agregado), que é o sonho de todos”, diz Cintra.

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:

Presente sustentável vira febre no mercado de brindes corporativos

Pequeno empresário entra em 2020 menos otimista do que em 2019

Petrobras faz acordo sobre transferência e demissão em plano de desinvestimento

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.