Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Cultura rentista do brasileiro vai acabar, diz banco

Luiz Sorge, presidente-executivo da BNP Asset diz que olhar sobre investimento ficará mais sofisticado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mudança de hábito O ano termina com a percepção de que o juro baixo veio para ficar e o hábito rentista do brasileiro terá de se adaptar, na avaliação de Luiz Sorge, presidente-executivo da BNP Paribas Asset Management Brasil. “Nós, brasileiros, depois de décadas de cultura rentista, com inflação e juros altos, passaremos a ter duas alternativas de ganhar dinheiro de forma lícita: será necessário trabalhar ou investir em ativos, reais ou financeiros, que exigirão análise e decisão sofisticadas”, diz Sorge.

Horizonte A tendência de juros baixos no Brasil pode durar vários anos, se o atual movimento global de juros próximos de zero se somar a uma estabilidade macroeconômica local, calcula Sorge. 

Equilíbrio “Em termos de retorno de investimentos, o desafio não está só no juro nominal baixo, previsto para algo ao redor de 4,5% para 2020. Também temos que pensar que isso nos leva a uma taxa real, taxa nominal descontada a inflação, próxima de 1% ou menor”, afirma ele.

Oportunidade O executivo diz que não vislumbra uma ameaça no novo cenário para os investidores. Ao contrário, ele vê espaço para evolução e amadurecimento. 

Maturação Na perspectiva de Sorge, nascerá um olhar aprofundado sobre investimentos no Brasil, preocupado em monitorar de perto a economia global e as dinâmicas macro e microeconômica local. Disciplina fiscal, reformas e melhoria do ambiente de negócios estão no radar.


Prosa

Luiz Sorge, presidente BNP Paribas Asset Management - Anbima/Divulgação

"Fará parte do olhar mais sofisticado sobre investimentos um constante monitoramento da geopolítica, das tensões comerciais, e, principalmente, da disciplina fiscal"

Luiz Sorge
presidente da BNP Paribas Asset Management Brasil

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:

Vinícola da Califórnia expande venda de vinho no Brasil

Condomínios logísticos mais do que dobram em SP e Campinas

Praia Grande é um dos destino mais procurados para folga de fim de ano

Sem governo, Câmara busca saída para destravar startups

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.