Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Efeito Greta Thunberg leva crianças e adolescentes à COP-25 em Madri

Nova geração protagonizou debates no evento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nova geração O efeito Greta Thunberg rejuvenesceu o perfil dos participantes da cúpula do clima da ONU neste ano, em Madri. Nos corredores da COP-25, que chega ao fim nesta sexta-feira (13), a presença de adolescentes, crianças e até bebês de colo destoou das edições anteriores. A nova geração, que vem inflando mobilizações em defesa do ambiente pelo mundo, foi à conferência não só guiada por excursões escolares ou familiares, mas também protagonizando debates.

Presença Eles estavam por toda parte. Na segunda (9), ativistas de 15 e 16 anos, de países como México, Zimbábue e Noruega, se reuniram com especialistas experiente para discutir como melhorar a participação infantil nas decisões sobre o clima. Uma indiana de oito anos falou de emergência climática.

Lugar de adulto Até os eventos financeiros, como o paralelo World Climate Summit-The Investment COP, no domingo (8), sobre negócios pautados por crescimento sustentável, tinham crianças na plateia.

Maturidade A tendência é percebida por empresas e especialistas em sustentabilidade, que já reconhecem nos pequenos um forte grupo formador de opinião. "Eles perguntam aos pais em casa. Querem saber por que usam tanto plástico e outras questões", diz Carlos Alonso, da Iberdrola.

Cultura Para o professor Emilio Lèbre La Rovere, da UFRJ, é preciso formar consumidores conscientes, não só para consumo próprio de bens e serviços, mas também para pressionar empresas e governos. "A nova geração já não tem fetiche pelo carro. É um avanço", afirma.

Corrente Ao longo do evento, algumas mães montaram um grupo de WhatsApp para trocar dicas, segundo participantes, que relatam a intenção de enviar uma carta à organização do evento, pedindo estrutura mais amigável para crianças e mães na próxima COP, com espaço para amamentação e brincadeiras.

Brinde O estande da Acciona na COP-25 fez sucesso entre jovens —e adultos— distribuindo balas em formato de carvão. O mote da empresa, que atua no setor de energias renováveis e tratamento de água, são os doces momentos do esforço para combater os combustíveis fósseis.

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:

Vetado por Doria, projeto que restringe telemarketing será flexibilizado

EUA ultrapassam Espanha e são os mais procurados para viagens em 2020

Azul começa a voar com internet a bordo

Sócios da XP deixam cargos antes do IPO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.