Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Panorama

Especialistas veem pouco estímulo para ações ambientais de empresas brasileiras

País chega à Conferência do Clima sob escrutínio de investidores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Questão Climática Neste ano, em que o Brasil chega à Conferência do Clima da ONU --aberta nesta segunda (2), em Madri-- sob escrutínio de fundos internacionais preocupados com o risco sistêmico das mudanças climáticas, especialistas avaliam que há pouco estímulo para o fortalecimento de ações ambientais pelas empresas. As companhias que viam a questão como estratégia consolidada nos últimos anos seguem com suas iniciativas, mas os esforços para criar novas ações estão reduzidos. 

Verde Na ausência de pressão governamental e de políticas públicas rigorosas, o movimento mais consistente das empresas atualmente são os atos de comunicação e posicionamento por meio de compromissos voluntários, termos de apoio e coalizões.

Trava Por outro lado, as que estão em estágio anterior de ações sustentáveis não deslancham, segundo quem acompanha as companhias brasileiras na COP-25.

Atmosfera As ações de maior relevância se concentram entre as companhias que operam em mercados no exterior e as que estão listadas em Bolsa, porque o padrão de concorrência internacional e o acesso ao capital se tornaram um vetor de pressão por ações ambientais.

Lista Entre as signatárias do Acordo Ambiental São Paulo, lançado na sexta-feira (29), estão Hyundai, Braskem, Carrefour, Toyota, Duratex, MRV e Raízen. A ação do governo de São Paulo com a Cetesb para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, entre outros compromissos, será levada à COP-25. 

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
 

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo: 

 

Pessoas com deficiência veem risco de exclusão no mercado de trabalho 

Fundada por ex-sócios da XP, marca de tênis feitos de lã de carneiro abre loja física 

Renúncia de diretor da Anvisa confunde investidores de maconha medicinal 

Brasil é país onde mais se recebem ligações indesejadas

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.