Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Maioria dos contratos de saneamento não possui metas, diz estudo

Análise considerou 1.080 contratos firmados na região Sudeste

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pelo cano Mais da metade dos contratos entre companhias estaduais de saneamento básico e municípios não têm metas claras para aprimorar a prestação do serviço. A conclusão é de levantamento do FGV Ceri (Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura) após a análise de 1.080 contratos no Sudeste.

Reflexão Firmado sem licitação, esse tipo de contrato é um dos principais pontos em debate no projeto do marco do saneamento. O texto prevê sua gradual extinção.

Régua O pior resultado encontrado pelo estudo foi da Cedae (RJ), em que 98% dos contratos estão sem metas. Na Copasa (MG) o problema aparece em 70% dos casos. Sabesp (SP) e Cesan (ES) estão na outra ponta, com cerca de 80% dos contratos adequados.

Outro lado Procurada, a Cedae diz que vem trabalhando na adequação dos contratos que não possuem metas, mas a ação depende também do executivo municipal.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
 

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo: 

Projeto de monotrilho para aeroporto de Guarulhos deve propôr linha circular 

Fluxo de clientes em lojas deve cair no Natal, prevê pesquisa 

Só 30% das principais empresas na Bolsa tem plano de descarbonização 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.