Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Panorama

Mercado de maconha medicinal pode ser menor que o esperado, diz setor

Cenário também pode ser pouco favorável a companhias que não sejam grandes farmacêuticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Largada Empresas nacionais e estrangeiras especializadas em Cannabis passaram os últimos três anos se preparando para entrar no mercado brasileiro, mas quando a Anvisa, enfim, liberou a regulação, na terça (3), a impressão que ficou entre algumas foi a de que o cenário é pouco favorável a companhias que não sejam grandes farmacêuticas já estabelecidas. As exigências requerem investimentos pesados e conhecimento técnico, que podem inviabilizar planos de novas entrantes. 

Semente A opção de fazer parceria pode ser pouco atraente para as gigantes farmacêuticas. Sem força de vendas nem experiência de promoção entre médicos no país, as novatas devem ter dificuldades para conseguir parceiros.

Pílula O assunto pode ter sido superestimado, com potencial de mercado exagerado. Nelson Mussolini, presidente do Sindusfarma, sindicato da indústria, que reúne as gigantes do setor, avalia que talvez o mercado seja menor do que se imaginava.

Fila “A decisão da Anvisa de hoje traz segurança jurídica para investimentos no Brasil, entretanto, eu entendo que o mercado não é muito grande e haverá uma certa demora para o início das pesquisas clínicas no país e concessão dos registros”, diz Mussolini.

Raiz Mario Grieco, presidente da Knox Medical, lamentou o veto ao cultivo. Segundo ele, o impedimento pode elevar o custo final dos produtos, que terão componentes importados ou serão trazidos prontos de fora. “Podem continuar inacessíveis para grande parte da população”, afirma ele. 

Tubo de ensaio Laboratórios brasileiros ainda não abrem seus planos para o setor. O Aché diz que estuda entrar no mercado, mas seu projeto ainda está em fase embrionária. A EMS analisa as oportunidades, sem nada concreto. A Libbs afirma que não tem iniciativas com o princípio ativo. 

Proveta Hypera e Biolab não comentam. Havia expectativa no mercado de que as farmacêuticas investiriam nos produtos com base na planta. 

Com Filipe Oliveira Mariana Grazini

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo: 

Setor de serviços se manifesta contra reforma do Pis/Cofins ​

Gestora capta R$ 36 mi em um dia para investir em abertura de capital da XP

Vendas em novembro surpreendem varejo, mas fôlego até o Natal é incerto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.