Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Panorama

Pessoas com deficiência veem risco de exclusão no mercado de trabalho

Manifesto online reúne assinaturas contra projeto de lei do governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reação Foi lançada na quinta (28) uma petição online contra a mudança na lei de cotas para pessoas com deficiência que o governo enviou ao Congresso na semana passada. Com mais de 10 mil assinaturas, o texto diz que a medida dificulta ainda mais o acesso ao mercado de trabalho. Também está previsto protesto em São Paulo nesta tarde.

Pagou, passou A principal crítica é permitir que empresas paguem dois salários mínimos a um fundo de reabilitação a cada vaga não preenchida. Profissionais articulam protesto em SP nesta terça (3).

Porta fechada As empresas vão pagar em vez de abrir vagas. Hoje, sabemos que contratam por força da lei. Se não fossem as cotas, provavelmente nós [pessoas com deficiência] não trabalharíamos", diz a publicitária Luana Sanches, que lidera a iniciativa online.

Ajuste O Ministério da Economia diz que as mudanças são necessárias para que a lei seja de fato cumprida. Afirma que a tramitação do projeto no Congresso propicia seu debate.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo: 

Especialistas veem pouco estímulo para ações ambientais de empresas brasileiras 

Fundada por ex-sócios da XP, marca de tênis feitos de lã de carneiro abre loja física 

Renúncia de diretor da Anvisa confunde investidores de maconha medicinal 

Brasil é país onde mais se recebem ligações indesejadas, diz pesquisa

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.