Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Projeto de monotrilho para aeroporto de Guarulhos deve propôr linha circular

Início das obras era esperado para setembro deste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Próximo trem O tão esperado monotrilho que vai ligar a estação Aeroporto da CPTM aos terminais de Cumbica provocou correria no setor de infraestrutura nesta semana. Informações desencontradas sobre um suposto prazo para a entrega das propostas confundiram as empresas interessadas no projeto. Circulou no mercado e no governo que o dia 23 seria a data final. Depois mudou para o dia 30. A solução de engenharia mais recomendada é uma linha circular, em vez de bate-volta. 

Plataforma Procurada, a concessionária de Guarulhos não comenta. A seleção da tecnologia será feita pela concessionária do aeroporto, que ficará responsável pelo empreendimento em troca de um reequilíbrio econômico no contrato, a ser feito pela Anac com autorização do Ministério da Infraestrutura e do TCU. 

Passageiro A construção foi anunciada em maio pelos governos federal e do estado de SP e a concessionária GRU Airport, com a promessa de que a ligação estaria pronta até maio de 2021. Na ocasião, a estimativa era a de que as obras começariam em setembro deste ano, cronograma que não foi cumprido.
 

Estação De acordo com a Anac, nunca houve um prazo formal e as datas de setembro e dezembro eram somente estimativas. 

Decolagem O secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, afirma que o processo nunca parou, só foi postergado para abranger uma diversidade muito grande de interessados, com propostas japonesas, coreanas, brasileiras, chinesas, americanas e europeias. 

Aterrissagem “Eles estão finalizando esse processo nas próximas semanas. Está caminhando e, do nosso lado, do governo federal,  estamos intermediando com Anac, TCU, Gru Airport, CPTM e governo de São Paulo”, diz Glanzman.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
 

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo: 

Maioria dos contratos de saneamento não possui metas, diz estudo 

Fluxo de clientes em lojas deve cair no Natal, prevê pesquisa 

Só 30% das principais empresas na Bolsa tem plano de descarbonização 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.