Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Racismo no maior banco dos EUA traz debate sobre discriminação no crédito

Presidente do JP Morgan escreve mensagem repudiando preconceito e ódio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na pele O racismo no setor bancário foi escancarado na semana passada após uma denúncia no New York Times que revelou o conteúdo de conversas gravadas por um cliente negro, segregado em uma agência do JPMorgan Chase no Arizona. O caso levantou debate sobre a discriminação refletida no crédito. Segundo estudo do NBER, um dos mais respeitados centros de pesquisa econômica dos EUA, ao menos 6% dos pedidos de hipoteca são negados a negros e latinos aptos ao crédito.  

Tempo A carta de repúdio do presidente do banco, Jamie Dimon, veio na sexta-feira (13). Na mensagem, o executivo disse sentir nojo de qualquer forma de racismo e ódio.

Identidade “O racismo existiu por tempo demais —no nosso país, nas nossas comunidades— e, infelizmente, até na nossa empresa. Mas isso não é quem somos. Queremos que todos vocês sejam ativos para fazer as mudanças necessárias”, escreveu Dimon.   

Barreira Segundo a reportagem do New York Times, publicada na quarta-feira (11), um ex-jogador de futebol americano foi impedido de se tornar cliente do segmento de alta renda do banco. Perguntou o motivo a um funcionário da unidade, que apontou a cor como razão.

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo: ​

China deve impulsionar exportação de carne por ao menos dois anos, diz Furlan 

Mototáxi colombiano se expande no Brasil 

Caminhoneiros vão tentar nova paralisação na manhã de segunda 

Projetos de startup têm salto no Congresso 

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.