Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Serra Gaúcha libera estátua da Havan de 30 metros em área turística

Abaixo-assinado tentou barrar construção de réplica de Estátua da Liberdade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gosto se discute O avanço acelerado das Lojas Havan na região sul encontrou resistência estética na Serra Gaúcha. O plano para erguer uma estátua da liberdade de cerca de 30 metros na avenida turística que liga Gramado a Canela virou alvo de abaixo-assinado de cerca de 2.000 moradores, que acusam a réplica de ser uma “violência simbólica” contra Canela. Neste mês, a cidade aprovou um projeto de lei especial para permitir que a Havan entre na região com diferentes condições urbanísticas.

Patriota Não é a primeira vez que as estátuas das lojas de Luciano Hang geram polêmica. Além de Cabo Daciolo, que na eleição de 2018 prometeu derrubá-las, já houve manifestação contrária em Bauru (SP) e em Brasília, que negou a instalação do monumento. A diretoria da Havan se reúne com autoridades da Serra Gaúcha há, no mínimo, quatro anos para viabilizar o projeto.

Réplica da Estátua da Liberdade em Bauru (SP), onde população assinou petição contra o monumento
Réplica da Estátua da Liberdade em Bauru (SP), onde população assinou petição contra o monumento - Havan/Divulgação

Balança Apesar da resistência de comerciantes locais que temem perder espaço para grandes varejistas, a administração é receptiva à geração de empregos. “A cidade não é só para ver passarinho e cachoeira, precisa de progresso econômico para se manter viva” afirma Ângelo Thurler, secretário municipal de Turismo.

Fica aqui “Os turistas também poderão apreciar uma estátua espetacular que poucos têm a oportunidade de conhecer nos Estados Unidos”, afirmou Thurler. 

Turismo Com bom eleitorado na região, o alto escalão do governo Bolsonaro escolheu Gramado (RS) para o fim do ano. Além do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que sentou para tomar chimarrão em uma loja tradicionalista no centro da cidade, Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, aproveitou para jantar com autoridades e empresários.

Turismo 2 Na reunião, ele expôs as políticas econômicas em andamento, exaltou o apreço do governo ao turismo e recebeu pedido de reforço para verbas municipais.

Com Paula Soprana, Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Em meio à polêmica de dados, ações de shoppings subiram após Natal

'Precisamos esquecer diferenças partidárias', diz presidente da Bosch na América Latina 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.