Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Com atraso, mercado de barcos de luxo quer reduzir emissão de poluente

Fabricantes de iates estudam desenvolver motor híbrido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Antes tarde O mercado de barcos de luxo chega com atraso ao debate sobre o desenvolvimento de uma indústria sustentável, assunto antigo no setor automotivo. O segmento náutico começa a fazer pesquisas e testes para viabilizar tecnologias de motor híbrido para os iates, reduzindo a poluição. A evolução é lenta porque as embarcações demandam motores mais potentes e baterias com maior capacidade de armazenamento de energia, de acordo com executivos. 

 
0
Orla da praia Saco da Capela, em Ilhabela (SP) - Zanone Fraissat/Folhapress

Âncora Davide Breviglieri, presidente da italiana Azimut Yachts no Brasil, afirma que uma parceria com a Siemens para desenvolver um motor elétrico e a diesel em barcos da marca deve originar um protótipo no ano que vem.

Paisagem “Pouquíssimo se fala sobre a emissão de gases poluentes no mundo náutico. O setor correu atrasado”, afirma Breviglieri. Em 2019, ao completar 50 anos, a empresa adotou o investimento em sustentabilidade como um eixo para seu futuro, diz ele.

Onda Roberta Ramalho, presidente da Intermarine, afirma que também tem pesquisas, com o grupo Man para produzir um motor híbrido em cinco anos. “O mercado nacional não tem ainda preocupação com essas coisas, mas faz parte do amadurecimento criar consciência”, diz. 

Maré O estaleiro brasileiro desenvolve um barco para lançar em 2021 com painéis solares para diminuir o consumo com iluminação, refrigeração e som. 


PROSA

“O iate era um bem de lazer, para se mostrar, mas hoje o luxo não é só ostentar. Ele é um senso de consciência, está mais evoluído e requer uma posição. Os clientes começaram a comentar"

Davide Breviglieri
presidente da Azimut Yachts do Brasil


O presidente da fabricante de iates de luxo Azimut, Davide Breviglieri - Karime Xavier/Folhapress

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo   

Preço do diesel varia 29% entre os estados neste ano

Empresa de telecom entra no mercado de carro conectado
 

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.