Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Empresários brasileiros planejam viagem de negócios ao Irã

Agência quer reunir 50 executivos em viagem de turismo e comércio em maio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Destino Teerã Em meio à escalada da tensão geopolítica entre Irã e Estados Unidos e às expectativas sobre a posição do governo brasileiro no conflito, empresários do agronegócio querem ampliar as relações com o país do Oriente Médio. Uma comitiva pretende reunir cerca de 50 empresas em uma viagem de negócios. Planejada para maio, a missão tem respaldo de autoridades, que demonstraram interesse em apoiar os organizadores na realização da visita, segundo diplomatas brasileiros.

Bandeira do Irã; Brasil exporta produtos do agronegócio ao país
Bandeira do Irã; Brasil exporta produtos do agronegócio ao país - Reuters

Tapete Organizada pela Nova Pasargada, consultoria de viagens especializada no Irã, que em julho trouxe 83 iranianos para conhecer o Brasil, a missão está em fase inicial de discussão entre representantes dos dois países. 

Laço Segundo um diplomata envolvido, o governo iraniano está apoiando qualquer iniciativa que promova o comércio entre os países. Ele diz que há intenção de agilizar a emissão de vistos e que as autoridades estão dispostas a facilitar a apresentação de executivos brasileiros a iranianos.

Atentos A missão de uma semana tem propósito turístico e de prospecção de negócios. “Espero que o governo brasileiro tenha muito discernimento nesse momento, porque o comércio entre Irã e Brasil tem se consolidado em algumas áreas”, diz Kyara Calheiros, presidente da agência.

Balança Os produtos brasileiros mais vendidos ao Irã vêm do agronegócio. Milho, soja, carne e açúcar lideram as exportações, que somaram mais de US$ 2 bilhões em 2019. No país que prefere chá, até o comércio de café brasileiro ganhou espaço no último ano.

Atrás da Índia, Brasil foi segundo país que mandou mais mensagens no Réveillon

Magazine Luiza vende 180 mil panelas de pressão em um dia 

Ministério da Economia concorda com taxação maior de consumidor com painel solar 

Com Paula Soprana, Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.