Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Bolsa e commodities se descolam pela primeira vez em 20 anos

Alumínio, zinco e cobre registraram baixa ou estagnação, enquanto Ibovespa disparava

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descolado A recente elevação da Bolsa brasileira, apagada em parte pelo surto de coronavírus, vinha até a semana passada quebrando um comportamento-padrão que historicamente fez o preço das commodities e o das ações andarem juntos. Em 2019, pela primeira vez em 20 anos, itens como alumínio, cobre e zinco registraram baixa ou estagnação, enquanto o Ibovespa disparava, segundo análise do economista e professor do Ibmec Roberto Dumas, feita a pedido da coluna.

Planilha Na construção do gráfico, Dumas usou um indicador que fixa o preço das ações e das commodities analisadas em 1998 em 100 pontos para registrar suas variações em conjunto. 

Espelho Para o professor, a queda das commodities e a valorização do dólar já antecipavam o esfriamento da economia global, que não vinha se refletindo nas ações até a semana passada. Ele avalia que o baque do coronavírus pode servir como argumento para um ajuste dos preços para um valor justo.

Estouro “Parte da recente alta pode ter ido além do potencial de avanço da economia brasileira”, afirma Juliana Inhasz, do Insper.

Roberto Dumas, professor do Ibmec - Reinaldo Canato/Folhapress

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo: 

Justiça nega pedido de liminar da OAB para barrar cursos de direito a distância

Setor de alumínio quer levar ao governo estudo sobre concorrência chinesa

São Paulo supera Rio em reservas de passagens para o Carnaval

Casa de Edemar Cid Ferreira precisará de aval de vizinhos para virar escola

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.