Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Cresce demanda de chineses para comprar máscaras contra coronavírus de brasileiros

Representante de grupo chinês enviou comunicado com intenção de compra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Escassez Empresas brasileiras de produtos hospitalares descartáveis receberam nesta terça (4) um comunicado da Luye Pharma Group, representante de um grupo chinês, dizendo que precisa comprar máscaras, luvas, óculos e aventais. Procurada pela coluna, a Luye não comenta.  

 

Espirro Para Erminio lucci, presidente da BGC Liquidez, o mercado dá sinais de que vê firmeza nas decisões do governo chinês para conter a expansão do coronavírus, mas pondera que o impacto na atividade econômica e na corrente de comércio mundial ainda provoca incertezas e é de difícil mensuração.

Contra o tempo Nesta terça, o Banco Central divulgou uma portaria estabelecendo prazos máximos para responder aos pedidos de licenças feitos a ele. A partir de agora, por exemplo, uma liberação para corretora de câmbio tem de ser analisada em até 360 dias. Caso contrário, será automaticamente aprovada.

Calendário A medida é para adequar a organização à Lei da Liberdade Econômica que impõe a aprovação tácita quando órgão da administração não se manifesta em tempo hábil. Valeria a partir de 1º de fevereiro e passou para 6 de abril.

Caneta Além do atraso na indicação de duas vagas de conselheiros independentes para a TBG (Transportadora do Gasoduto Bolívia-Brasil), a Petrobras está em falta com o Cade no caso de outra empresa, a TSB, onde ainda falta uma vaga do tipo. 

Puxão de orelha A estatal deve receber um alerta do Cade em breve pelo não cumprimento de alguns termos do acordo para o processo de desinvestimento em gás natural. 

Gasoso Procurada, a Petrobras diz que a TSB não faz parte do acordo firmado com o Cade. “Visando contribuir com a desverticalização do setor de gás, a Petrobras optou espontaneamente por indicar conselheiros independentes. A companhia já indicou um para a TSB e está em processo para a vaga restante”, afirma a empresa, em nota.

Câmera Cinéfilos se assustaram nesta terça-feira (4) ao encontrar portas fechadas no Cinearte do Conjunto Nacional, tradicional cinema paulistano que perdeu patrocínio da Petrobras em 2019 por orientação do governo Bolsonaro e ainda não conseguiu um novo.  

Ação Procurado, o cinema diz que se trata apenas de manutenção do projetor em uma das salas, mas o espaço volta a funcionar nesta quarta.   ​

Clique As contratações por canais digitais do empréstimo Capital de Giro do Itaú Unibanco cresceram 17% em 2019 em relação ao ano anterior, segundo a empresa. 

Corte A Prevcom (fundação de previdência complementar de São Paulo) aprovou uma nova redução na taxa de carregamento, que passa de 3% para 2% a partir deste mês. 

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo

Depois de almoço com Bolsonaro, Skaf se reúne com embaixador argentino ​

Mercado espera nova onda de abertura de capital no setor imobiliário ​

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.