Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Hackers se passam por gigantes da tecnologia, diz pesquisa da IBM

Entre as dez marcas mais usadas em mensagens falsas estão Google, Microsoft e Facebook

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na redeA IBM divulga nesta terça (11) um estudo que mostra as dez marcas mais usadas no mundo por hackers em mensagens de phishing (técnica de se passar por empresas conhecidas para roubar dados dos usuários).

Lista Segundo a pesquisa, Google, YouTube, Apple, Amazon, Spotify, Netflix, Microsoft, Facebook, Instagram e WhatsApp foram as mais citadas em spams falsos.

Pescaria João Rocha, diretor de cibersegurança da IBM no Brasil, afirma que os invasores se passam pelos serviços das grandes empresas porque usam a confiança das 
marcas como isca. 

Clique Ainda conforme a pesquisa, os setores financeiro, varejo e de hospedagem são os maiores alvos de ataques no Brasil. No comércio, as ameaças são crescentes por causa da expansão das lojas virtuais, que armazenam dados de seus clientes, afirma Rocha. 

Senha As marcas usadas nas fraudes dizem que procuram orientar usuários. É o caso de Apple, Facebook, Amazon e WhatsApp, que divulgam instruções em suas plataformas sobre as mensagens suspeitas.  

Arquivo O Spotify diz que trabalha para proteger seus usuários. O Instagram tem uma ferramenta que exibe todos os emails enviados pela rede. 

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:  

South African fecha operação no Brasil e deixa clientes sem voo direto

Empresários pró-CPMF ainda buscam apoio de Rodrigo Maia

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.