Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Doria deu incentivo fiscal para investimento de US$ 1 bi da Amazon Web Services

Aporte foi disputado com México e Argentina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nas nuvens Divulgado com certa reserva na quarta (5), sem o alarde que João Doria costuma dar aos anúncios de investimentos privados em São Paulo, o aporte bilionário da Amazon Web Services foi disputado por México e Argentina, mas acabou ficando no estado que isentou o ICMS da importação de bens de capital. A renúncia fiscal não foi citada no vídeo postado em rede social pelo governador, mas a discrição, segundo Wilson Mello, presidente da Invest SP, foi questão de segurança.

Logo da Amazon Web Services em Las Vegas
Logo da Amazon Web Services em Las Vegas - Reuters

Onde Os data centers são como cofres de banco em questão de segurança, diz Mello. Nem a cidade e o endereço das instalações que receberão R$ 1 bilhão nos próximos dois anos foram divulgados.

Mapa Além da competição internacional, estados brasileiros tentaram atrair o investimento da companhia americana. Segundo quem participou das negociações, SC, RJ e MG entraram na disputa. 

Custo O equipamento pesado, que ficará livre do ICMS, representa boa parte do investimento, afirma Mello. “Um governo liberal não gosta de cobrar imposto de bens de capital. Não faz sentido pagar quando se importa para produzir. Nenhum país desenvolvido cobra imposto para bens de ativo fixo de investimento”, diz. O benefício é setorial.

 

Chama o Meirelles Protagonista do esforço fiscal, o secretário da Fazenda, Henrique Meirelles, ele não aparece no vídeo que Doria enviou às redes para comunicar o investimento. Ele diz que teve outro compromisso na hora da gravação do anúncio.  

Roteiro Quem acompanha o governador no anúncio é a secretária de Desenvolvimento, Patrícia Ellen. Procurada pela coluna, ela respondeu por meio de sua assessoria que a Fazenda seria mais indicada para comentar o tema.

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:  

Governo deixará empresário questionar regras 

Novos sindicatos serão suspensos por mais dois meses ​

Após coronavírus, bilionário americano vende ações da Starbucks 

Empresa de ônibus vai ao Oriente Médio buscar investidor para ter companhia aérea  

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini  

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.