Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ministro da Infraestrutura pede que empresários respondam pesquisa para melhorar resultado do Brasil

Para Tarcísio de Freitas, há uma tendência de descrever um cenário pior do que a realidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Tutorial Incomodado em ver o baixo resultado do Brasil na pesquisa anual de competitividade do Fórum Econômico Mundial, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, gravou um vídeo neste mês para distribuir aos empresários que fazem parte da base de entrevistados. Na gravação, ele os incentiva a responder os questionários: explica que no estudo há um indicador objetivo e outro subjetivo, e pede engajamento aos executivos, porque é na parte subjetiva que o país está pior.

Torcida De acordo com Tarcísio de Freitas, o Brasil fica para atrás no quesito que mede a percepção porque o número de empresários brasileiros que respondem às perguntas ainda é baixo. Além disso, afirma ele, há uma tendência de descrever um cenário pior do que a realidade para pressionar o governo. 

Cenário “Procura-se colocar a coisa pior do que está para ver se o governo reage. E talvez essa não seja a melhor estratégia”, afirma no vídeo. A avaliação da pasta é a de que uma eventual melhora dos resultados do levantamento poderá ajudar a atrair investidores.   

Vizinhança Uma das distorções que incomodam o ministro é o resultado da percepção brasileira de qualidade portuária, que fica inferior à do Paraguai. “E não é razoável que estejamos apenas na 13ª posição no que diz respeito à qualidade da nossa infraestrutura aeroportuária”, diz.

Palco O IFL -SP (Instituto de Formação de Líderes) começa a fechar os detalhes da próxima edição do Fórum Liberdade e Democracia, que reuniu mais de 2.000 pessoas em 2019. Neste ano, será no dia  28 de agosto no World Trade Center, em São Paulo, com o tema “pioneirismo”. Salim Mattar, secretário de desestatização, é esperado.

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo: 

'Só tem cinema fechando e igreja abrindo', diz Malu Mader na Sapucaí

Demanda por voos em jatos executivos cresce 15%, diz pesquisa

Consumidores pagariam 6,3% a mais por produtos sem embalagens plásticas, diz pesquisa

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.