Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Procon diz que vai entrar na briga do reajuste abusivo dos planos de saúde

Fundação aponta aumento nos preços de 11% acima da inflação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Procon-SP diz que vai entrar "na briga dos reajustes abusivos dos planos e seguros de saúde" e começa nesta quarta (5) com a divulgação de um levantamento que aponta aumento de 11% acima da inflação nos últimos dez anos.

Segundo o Procon, o estudo se baseou no índice de custo de vida do Dieese e fez simulações de contratação no aplicativo da ANS (agência nacional de saúde), levando em conta o menor preço apurado nas operadoras. 

Em uma das simulações para o contrato individual e familiar, o preço da primeira faixa etária, até 18 anos, é de R$ 1.598,42. Para quem tem 59 anos ou mais chega a R$ 9.589,38, podendo variar em até 30% para mais ou para menos, diz a fundação. 

Segundo Guilherme Farid, chefe de gabinete do Procon-SP, a fundação está avaliando a situação do setor para concluir se os reajustes são abusivos.

 "O Procon-SP está entrando na briga dos reajustes abusivos dos planos e seguros de saúde. Primeiro, realiza a pesquisa para verificar o percentual do reajuste. O segundo passo será verificar os componentes do reajuste, e o terceiro, decidir pela abusividade ou não dos reajustes praticados", diz Farid. Novo(a)
 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.