Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

TCU vê baixa demanda para trem que Doria quer levar a Guarulhos

Para tribunal, oferta de ônibus atende necessidade atual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Fora dos trilhos O TCU (Tribunal de Contas da União) ainda não está convencido de que o projeto de construção de um monotrilho para ligar a estação Aeroporto da CPTM aos terminais de Cumbica é realmente necessário. Há um ano, o governador de São Paulo, João Doria, chamou de “bizarra” a falta de conexão deixada por seu antecessor no trecho. Mas a avaliação, por enquanto, é que a ligação por sistema de ônibus, que já é feita no local, atende satisfatoriamente a demanda atual.

Decolagem O desejo de Doria é que o maior aeroporto internacional do país tenha ligação total com o sistema de trilhos da capital, sem que o viajante tenha de se deslocar de ônibus carregando as malas no trecho final, assim como acontece nas grandes metrópoles no mundo.

Pouso Para preencher o percurso que falta são necessários investimentos em torno de R$ 200 milhões em um veículo chamado people mover, cujos projetos já foram encaminhados para estudo.  

Mala O recurso sairia de uma renúncia de arrecadação do governo federal, por meio da outorga paga pela concessionária do aeroporto, mas segundo envolvidos no projeto, é preciso levantar mais informações para convencer o TCU de que o gasto é necessário.   

Pista Ronei Glanzmann, chefe da Secretaria Nacional de Aviação Civil, também favorável ao projeto, reconhece que a demanda no trecho é baixa, mas diz que há fortes perspectivas de que o volume de passageiros crescerá.

Turbina “O principal ponto é o fato de Guarulhos ser um dos principais aeroportos na região, o hub da América do Sul, com argentinos, colombianos, paraguaios que usam aqui como porta de entrada e saída, como Paris e Madri”, afirma Glanzmann.

Capricho O secretário diz que, embora o monotrilho possa parecer um certo capricho para alguns, já que os ônibus atendem a atual demanda, a ligação por trilhos é um sistema mais profissional para os turistas.

Partida O resultado do processo seletivo das propostas para o people mover recebidas pela concessionária do aeroporto de Guarulhos deve ser protocolado nesta sexta (21).

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo: 

BTG coloca banheiro químico para jornalistas em evento

Cinéfilos já previam fechamento de cinema do Conjunto Nacional

Aluguel em SP cai 0,8% em janeiro

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini; colaborou Bruna Narcizo

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.