Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Coronavírus preocupa pequenas e micro empresas

Segundo sindicato, governo deveria fornecer crédito e prazo maior no pagamento de impostos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deserto Preocupado com a capacidade das empresas de menor porte para atravessar a fase de queda nas atividades por causa do coronavírus, Joseph Couri, presidente do Simpi-SP (sindicato das micro e pequenas indústrias), diz que o governo deveria fornecer crédito e prazo maior no pagamento de impostos.

Boleto “Uma empresa com funcionários contaminados vai precisar parar. A concessionária vai negociar antes de cortar a luz? O sistema financeiro vai dar prazo? E depois, como ter dinheiro para voltar às atividades?”, afirma Couri.

Garupa A Rappi diz que teve alta de 70% nas vendas de álcool em gel e máscaras desde o início do ano. A busca pelos itens subiu cerca de 170% na semana em que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado no Brasil. Segundo a empresa, também houve mais procura por pedidos de supermercados e restaurantes.

Fluxo O volume de ordens diárias de compras e vendas de ações pelo TradeMap, app de acompanhamento dos papeis, subiu, em média, 350% desde a Quarta-Feira de Cinzas, primeiro dia útil após o registro do primeiro caso de coronavírus no Brasil.

Pibinho Diante da evolução da pandemia, o investidor Lawrence Pih prevê um crescimento de 0,5% do PIB para 2020. “O desentendimento entre Executivo e Legislativo piora muito a situação. É hora de olhar para o país e deixar projetos políticos pessoais de lado”, afirma ele.

Catador Cerca de 97% das latas de bebida que circularam pelo mercado em 2018 foram coletadas e recicladas, segundo os dados mais recentes coletados pela Abal (associação de alumínio) com a Abralatas (fabricantes de latas). O volume cresceu 8% ante 2017.

Estoque A área de condomínios logísticos no Brasil atingiu cerca de 15,9 milhões de m² em 2019, diz a Siila, plataforma de informações imobiliárias. Em 2018, o estoque total era de 15 milhões de m², com maior concentração no estado de SP (9 milhões de m²).

A coluna Painel S.A. está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:

Fabricante de brinquedo Estrela espera crescimento após coronavírus

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.