Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Maple Bear deve abrir capital na Nasdaq em 2021, diz Chaim Zaher

Para dono do Grupo SEB, que comprou operação da franquia de escolas bilíngues, cenário econômico impacta planos de IPO

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Matemática Após anunciar a compra de 70% da operação global da franquia de escolas bilíngues Maple Bear no mês passado, o empresário Chaim Zaher, dono do Grupo SEB, começa a detalhar seu projeto de abrir capital na Nasdaq, com a consciência de que os ventos da economia mundial podem dificultar. “De fato eu estou preparando a empresa para isso, só a Maple Bear. É óbvio que esse fator econômico pode atrapalhar os planos deste ano, mas a ideia é tentar sair no ano que vem”, afirma.

Sinal “Eu venderia o IPO pelo crescimento, mostrando o que teve no Brasil e projetando em cinco anos, mais do que Ebitda robusto”, diz Zaher, que levou a rede de 85 escolas no país em 2017 para 145 hoje.

Lousa O empresário vê potencial de crescimento porque o país tem muitas escolas com poucos alunos. "O Maple Bear começa com as séries iniciais, do infantil até primeira série. E durante dez anos, vai crescendo. Acredito que o crescimento no exterior, que é o que eu estou mirando, será forte. Imagine nos países em que ele não cresceu nada", diz. 

Aula Do lado de fora, Zaher, que foi o maior acionista individual da gigante Estácio até 2017, quando vendeu sua participação, diz que o mercado de ensino superior privado, concentrado em quatro grandes grupos, está apanhando desde o enxugamento do Fies, há cinco anos.

Prova Para o empresário, há uma guerra de preços em curso que pode prejudicar as instituições superiores. “Vão sobreviver se tiverem qualidade. Cobrar mensalidade de R$ 199 ou R$ 99 é suicídio”, afirma.

Uniforme Após deixar a Estácio, ele guiou o foco ao ensino básico com escolas como Concept, Maple Bear e Pueri Domus. “Educação básica é artesanal, tem que atender os pais, é um negócio diferente do superior. Precisa de experiência”, diz, referindo-se a concorrentes como Kroton e Estácio, que apostaram no segmento nos últimos anos. 

Chaim Zaher, dono do Grupo SEB; ele diz que há guerra de preços que pode prejudicar as instituições superiores
Chaim Zaher, dono do Grupo SEB; ele diz que há guerra de preços que pode prejudicar as instituições superiores - Danilo Verpa/Folhapress

PROSA

“A concorrência predatória que eles [instituições de ensino superior] estão fazendo, principalmente no ensino à distância, está levando as margens a caírem muito"

Chaim Zaher, presidente do SEB

Caderno O Ministério da Educação ampliou em 90 dias o prazo para analisar mudanças no catálogo de cursos técnicos. A pasta diz que alterou a data para incluir a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) nas discussões e atender as necessidades do setor produtivo. Ao todo, foram recebidas 226 propostas.

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo: 

Bosh diz que coronavírus preocupa, mas ainda não impacta indústria 

Metade dos brasileiros acredita que renda vai aumentar em 2020, diz banco 

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.