Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Mesmo com queda em ações, nenhuma empresa divulga comunicado sobre coronavírus

Levantamento usa dados públicos divulgados pela CVM

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Período de silêncio Apesar do estrago provocado pelo coronavírus na economia, que fez a Bolsa despencar na semana passada, nenhuma companhia de capital aberto no Brasil divulgou qualquer fato relevante ou comunicado ao mercado com informações sobre o impacto da doença em seus negócios, segundo levantamento feito pela coluna nos dados públicos da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) desde o dia 16 de janeiro, quando a notícia começou a gerar preocupação, até esta segunda-feira (2). 

Canal As empresas podem divulgar os impactos do coronavírus em outras categorias de comunicação, como balanços trimestrais ou formulários de referência, por exemplo, mas os meios mais destacados, que são o fato relevante e o comunicado, ainda não foram usados.     

Porta-voz Segundo a instrução 358 da CVM, é das empresas a responsabilidade de avaliar o potencial que cada informação teria de afetar os valores de suas ações e as decisões dos investidores.  

Decisão A CVM afirma que procura verificar o cumprimento da obrigação pela administração das empresas e leva em conta oscilações atípicas no mercado. "A avaliação quanto à adequação das informações divulgadas depende das características de cada caso concreto", diz a autarquia em nota. 

Espirro Entre os dias 21 e 28 de fevereiro, semana em que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado no Brasil, o preço das ações nas empresas do país despencou. Os piores desempenhos no período foram das companhias aéreas Gol (-24,3%) e Azul (-20,1%), seguidas por Via Varejo (-17%) e CVC (-16,7%).

Estampa Na marca de móveis do designer Fernando Jaeger, encomendas de tecidos chineses previstas para maio devem atrasar por causa do coronavírus. A empresa diz que importa 15 cores, mas 5 estão em falta. Por enquanto, pedidos menores são priorizados nas lojas.  

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:   

Carnaval tem pouco impacto no comércio de SP, diz setor ​

Príncipe vai propor reforma tributária alternativa  

Aeroporto de Guarulhos indica empresa para fazer transporte da CPTM ao terminal 

Com Filipe Oliveira Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.