Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Negociações entre lojas e shoppings para dividir perdas do coronavírus avançam

Associações de lojas avaliam que o ideal é suspender todas as cobranças

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Boleto vencido Avançaram nos últimos dias as conversas entre os shoppings e suas lojas para definir como serão divididas as perdas geradas pelos dias parados na quarentena. Lojistas já relatam as primeiras tentativas de acordo para aliviar o pagamento devidos aos centros de compra como aluguel e condomínio. O setor não estabeleceu um padrão para as negociações e cada empreendimento discute suas propostas. A Abrasce (associação dos shoppings) recomenda adiar os alugueis.

Bula A empresa de shoppings Aliansce Sonae afirma que adiou a cobrança dos aluguéis e fundos de promoção neste primeiro mês e que reduziu em 20% os encargos condominiais de março. A companhia diz que implementará outras medidas enquanto as portas estiverem fechadas.

Sacola Com 11 shoppings no Nordeste, o grupo JCPM, diz que prorrogou a cobrança de alugueis e reduziu o custo de condomínios e fundos de promoção. Segundo a empresa, prazos e porcentagens variam conforme o estabelecimento e estão sendo discutidos.

Vitrine A coluna ouviu alguns lojistas que dizem estar negociando com os shoppings Villa-Lobos e Jardim Sul para que o condomínio de abril seja pago com desconto de 10% a 30%, e o aluguel de março fique para janeiro de 2021 com 50% de desconto para os adimplentes, além de um congelamento do fundo de promoção também para janeiro.

Pneumonia Procurada, a brMalls, que administra o Villa-Lobos e o Jardim Sul, não
quis revelar os detalhes das negociações e afirma, em nota, que não confirma as informações dos lojistas.

Devo, não nego Já a Ablos, associação que reúne redes de lojas menores, como Side Walk, Gregory e TNG, diz que nenhuma dessas negociações é adequada ao cenário atual. Para Tito Bessa Jr, presidente da Ablos, o ideal seria isentar e postergar todos os compromissos neste momento.

Pago quando puder “Precisa dar tempo para as lojas conseguirem fazer o mínimo fluxo de caixa, o que não vai acontecer enquanto estivermos fechados. Isso inclui condomínio, aluguel, até despesas indiretas como água e luz das áreas comuns, que também estão fechadas”, diz Bessa Jr.

Máscara Segundo lojistas, a negociação com o shopping Catarina, da JHSF, por enquanto, abrange a redução de 50% na contribuição do fundo de promoção vencido em abril e o corte de 15% das despesas condominiais. Procurada, a JHSF não se manifesta.

A coluna Painel S.A. está disponível por temas. Para ler outros assuntos, clique abaixo:

Aplicativo de corridas 99 vai usar técnica adotada na Espanha para limpar carro contra vírus

Coronavírus faz caminhoneiro buscar menos carga em aplicativos

Fundo de estudantes da USP lança edital para projetos que combatem o coronavírus

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.