Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Por coronavírus, Procon deixa de recomendar reembolso em dinheiro ao consumidor

Órgão decidiu padronizar mediação após disparada das reclamações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Diante de uma disparada de consultas e reclamações, o Procon-SP divulgará um comunicado nesta terça (24) para os órgãos de defesa do estado, fornecedores e consumidores sobre como pretende tratar as questões de consumo no período mais crítico da calamidade pública.

Segundo Guilherme Farid, chefe de gabinete do Procon-SP, enquanto durar a crise do coronavírus, a opção do reembolso em dinheiro ao consumidor só será solicitada em casos excepcionais, quando a alternativa de um crédito não tiver serventia para o cliente. "O reembolso será garantido como um direito mas somente após o período de crise", diz Farid.

Quem tiver seus direitos afetados por alguma consequência da pandemia poderá escolher três medidas preferenciais: 1) reagendar o serviço, 2) substituir por outro produto ou serviço equivalente e 3) utilizar crédito para ser consumido na mesma empresa.

As medidas poderiam evitar a devolução de dinheiro pelas empresas que estão com caixa fragilizado pelas atividades suspensas.

"Não adianta ser inflexível neste momento, não usar do bom senso, da boa fé, da razoabilidade, e exigir de imediato todos os direitos do consumidor. Porque, passada essa crise, se não for tomada nenhuma providência de razoabilidade, de mediação, é possível que as empresas sequer existam para cumprirem com as obrigações que assumiram com o consumidor", afirma Farid.

A orientação, segundo ele, é compatibilizar a defesa do consumidor com a necessidade de continuidade da atividade econômica. "Então, neste período de crise, o Procon tem recomendado e vai adotar essa linha de negociação: que os valores já pagos pelo consumidor sejam utilizados em crédito após o período de crise sem nenhuma penalidade contratual. Ou a empresa remarca, ou substitui por outro produto e serviço ou dá crédito para o consumidor. Nas três hipóteses, sem penalidade contratual", diz ele.

Casos especiais em que o consumidor não se encaixar em nenhuma das três alternativas serão tratados em negociação específica, diz o órgão.

Por exemplo, se um cliente contratou um curso de inglês em São Paulo, mas as aulas foram suspensas por causa da pandemia, a escola terá de oferecer alternativa diferente se esse consumidor não puder usar o crédito porque teve que se mudar de cidade.

Em outro exemplo, se o consumidor perdeu a passagem para viajar nas férias e não puder remarcar em 12 meses, o órgão também pretende analisar separadamente.

Apesar da ponderação nas negociações, o Procon-SP afirma que não vai tolerar praticas abusivas e má fé, como disparada de preços de produtos, como álcool em gel e máscara.

Até segunda-feira (23), o Procon-SP registrou 5.914 casos, sendo 1.910 sobre agências de viagens e 1.210 sobre companhias aéreas.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.