Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Setor imobiliário vê demanda, apesar de coronavírus

Lançamentos podem ser adiados , mas expectativa é que imóvel seja visto como investimento seguro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dentro de casa Diante da dificuldade de previsão do cenário econômico na crise provocada pelo coronavírus, o setor imobiliário começa a cogitar a necessidade de adiar o lançamento de novos empreendimentos, segundo Basilio Jafet, presidente do Secovi-SP (sindicato da habitação). “É um sentimento por alguns dados e conversas de quem pretendia lançar nesta semana, ou na próxima ou em abril, e está em compasso de espera, aguardando ter um descortino melhor da situação”, diz Jafet.

Doce lar A perspectiva, porém, não é totalmente pessimista. O movimento nos plantões de vendas virtuais no fim de semana foi considerado positivo, com desempenho em torno de 50% do que seria o normal para o período.

Pés no chão Segundo Jafet, parte dos clientes adiaram o fechamento da compra de imóveis. Mesmo assim, o fim de semana foi uma surpresa positiva para o setor. “Muita gente prefere o olho no olho, e agora não dá. E tem as pessoas que ficaram inseguras com emprego”, afirma.

Sonho da casa própria  Uma das expectativas positivas do setor é ver crescer a tendência brasileira de reconhecer no imóvel um investimento seguro. “Esse comportamento talvez se intensifique”, diz Jafet.

Ladeira A queda da Selic também é vista como um sinal positivo, segundo o presidente do Secovi, que enviou um comunicado ao Banco Central e à Abecip (associação das entidades de crédito imobiliário) dizendo que vê espaço para redução das taxas de financiamento imobiliário para manter o mercado aquecido neste momento.

Luvas Com as obras liberadas para continuar operando, entidades do setor lançaram um campanha para mostrar os procedimentos adotados nos canteiros, como afastamento dos funcionários em grupo de risco, medição de temperatura, espaçamento nos refeitórios e limite de lotação nos elevadores.

A coluna Painel S.A. está disponível por temas. Para ler outros assuntos, clique abaixo:

Alcolumbre quer ampliar crédito para ajudar a pagar salário também de grande empresa

PicPay isenta empresas de taxas até fim de abril

Assembleia virtual da Odebrecht nesta terça não terá caráter decisório

Nubank doa cesta básica e cliente pede queda de juros

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.