Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Coronavírus atingiu exportação de drogas, diz especialista em segurança

Para Rafael Alcadipani, parte do tráfico deve migrar para outras atividades ilegais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cadeado A preocupação com uma possível onda de violência urbana, que vem incomodando empresários donos de redes varejistas, é reiterada por especialistas. Rafael Alcadipani, professor da FGV e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, diz que, em muitos países atingidos pela pandemia, as forças de segurança têm sido acionadas para ajudar nas medidas de restrição de circulação, mas o Brasil precisa estudar uma hipótese mais catastrófica, com saques, arrastões e assaltos a banco.

Crise Alcadipani prevê novas oportunidades na área de segurança para o setor privado em breve. Segundo o presidente do Sesvesp (sindicato das empresas do setor), João Palhuca, por enquanto, a abordagem é segurança patrimonial, mas algumas empresas estão reduzindo os efetivos de vigilância por causa da queda no faturamento.

Oportunidade O professor da FGV afirma que, assim como aconteceu com a economia formal, o crime organizado também foi severamente abalado pelo coronavírus, o que dificultou as exportações de drogas por causa da restrições na malha de transporte.

Pneumonia Para ele, o impacto no envio de drogas ao exterior deve fazer com que parte do tráfico comece a migrar para outras atividades ilegais.

Resfriado Alcadipani critica a ansiedade geral do mercado pelo fim do isolamento social e compara com a postura do crime organizado diante da ameaça do coronavírus. “Eles mandaram suspender visitas em presídios e fazer toque de recolher em favelas”, afirma o professor.


Prosa

"Até o crime organizado, ironicamente, parece ter mais bom senso do que muitos empresários brasileiros que insistem em querer abreviar a quarentena"

Rafael Alcadipani
professor da FGV e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

A coluna Painel S.A. está disponível por temas. Para ler outros assuntos, clique abaixo:

Propostas legislativas pedem adiamento de declaração do IR

Aeroporto internacional de Confins expande fechamento por causa da pandemia

Procon-SP notifica Prevent Senior sobre 79 mortes

Estados nos EUA debatem se loja de maconha é essencial

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.