Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Empresas de saúde disputam recursos para aliviar hospitais

Entidades do setor mandaram ofício para a liberação de reserva garantidora das operadoras de plano de saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um grupo de hospitais privados enviou um ofício à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) nesta terça (7) pedindo que ela libere recursos da reserva garantidora das operadoras de planos de saúde para custear despesas dos hospitais.

Segundo a CNSaúde, a FBH e a Abramed, entidades que representam prestadores de serviços de saúde, as receitas dos hospitais caíram após a suspensão de procedimentos eletivos, enquanto aumentaram os custos trabalhistas e o preço de insumos e financiamentos.

“Esperamos que a ANS possa estabelecer medidas para equilibrar o sistema de saúde”, disse Breno Monteiro, presidente da CNSaúde.

Procurada a ANS, diz que haverá uma reunião entre diretores da agência na tarde desta quarta (8) para discutir o valor da liberação do ativo e quais serão as contrapartidas por parte das operadoras ao acessar o fundo.

Em nota, a Abramge (associação de planos de saúde) diz que o pedido para liberar parte dos ativos garantidores pertencente às operadoras de planos de saúde tem como objetivo constituir um colchão de liquidez para manter a assistência à saúde durante o período de crise.

"É importante que este recurso não tenha direcionamento condicionado para a finalidade A ou B. Afinal, cada operadora de plano de saúde, principalmente as que oferecem serviços próprios, definirá de forma mais acertada e eficiente onde empregar os recursos seja na ampliação do número de leitos, aquisição de novos equipamentos ou ainda para garantir o fluxo de caixa para o pagamento da rede de atendimento", diz a entidade.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.