Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Escola em São Paulo corta salário de estagiários

Instituição decidiu cortar 75% da remuneração até o retorno das aulas presencias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ensino a distância A Escola da Vila, do Grupo Bahema Educação, decidiu cortar 75% da remuneração de uma parte de seus estagiários até o retorno das aulas presencias quando a quarentena terminar. A medida foi uma alternativa para não encerrar os contratos dos estagiários recém-contratados, que ainda precisam ter suas atividades monitoradas, de acordo com a administração da escola paulistana. Mas provocou reclamações entre professores e preocupação entre pais de alunos.

Lição de casa Procurada pela coluna, a Escola da Vila diz, em nota, que não houve demissões ou corte de salários em seu quadro de funcionários após a suspensão das aulas e que vai continuar pagando 25% da remuneração dos estagiários novos para apoiá-los durante a pandemia.

Lápis “Outros estagiários há mais tempo no projeto, e sob supervisão, permanecem trabalhando remotamente junto aos seus gestores, professoras e professores”, afirma o comunicado da instituição. A empresa diz também que não vai demitir funcionários durante o período crítico da crise.

Giz Professores que criticaram a medida escreveram um manifesto para pedir que o corte seja reavaliado. Segundo eles, a iniciativa pode comprometer o DNA da escola, sinalizando que a instituição prioriza a redução de custos.

Aula Os professores também dizem que a escola não esclareceu os critérios adotados para a decisão, porque uma parte dos estagiários teve a remuneração mantida integralmente, enquanto os outros sofreram a redução. Segundo a instituição, os impactados são recém contratados.

Recuperação Na semana passada, as escolas do grupo Bahema lançaram um programa para os pais parcelarem 50% das mensalidades em maio, junho e julho. O financiamento será feito em 16 parcelas, de setembro deste ano até dezembro de 2021, segundo a empresa. A taxa é de 0,5% ao mês sobre o saldo devedor.

Caneta A ideia é estimular as famílias de alunos cujas rendas não foram afetadas pela crise do coronavírus a contribuir para um fundo de bolsas sociais, antecipando o pagamento das matrículas de 2021.

A coluna Painel S.A. está disponível por temas. Para ler outros assuntos, clique abaixo:

Ministério da Justiça vai monitorar preços de produtos agrícolas no coronavírus

Demanda de voos domésticos e internacionais cai mais de 30% em março, diz Anac

Venda de geladeira e fogão deve cair no segundo semestre, diz pesquisa

Uso de máscara eleva consumo de maquiagem de olhos na China

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.