Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Maia tenta derrubar ideia de obrigar empresários a emprestar dinheiro

Presidente da Câmara diz que projeto de lei gera preocupação para empresas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cofre O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que vem mantendo discrição sobre o projeto de lei que quer obrigar as empresas bilionárias a emprestarem dinheiro para ajudar o governo a combater o coronavírus, disse nesta terça-feira (21) que é contra a ideia. Na opinião de Maia, o empréstimo compulsório seria uma sinalização ruim. “Gera uma preocupação para as empresas. Muitas delas têm segurado os empregos e a nossa prioridade é garantir as vagas”, afirmou ele.

Pressão social À coluna, Maia afirmou também que está conversando com os deputados para tentar convencê-los. O presidente da Câmara tem um bom trânsito com o empresariado, que tem pavor da ideia de um empréstimo compulsório. Maia, porém, sofreu pressão do Centrão.

Febre  Pelo projeto, do deputado Wellington Roberto (PL-PB), seria estabelecido um empréstimo compulsório que autorizaria o governo a cobrar até 10% do lucro líquido de 2019 para empresas com patrimônio líquido de ao menos R$ 1 bilhão. A votação para o projeto tramitar em regime de urgência está na pauta da Câmara nesta quarta (22).

Luz Em uma ação conjunta, entidades representantes de diversas indústrias estão gravando vídeos para enviar aos parlamentares pedindo que não avancem com a proposta.

Câmera Os vídeos foram feitos por presidentes da Abimaq (de máquinas e equipamentos), Aço Brasil (produtores de aço), CervBrasil (cerveja), Abia (alimentos), Interfarma (farmacêuticas), Abit (têxteis), ABCP (cimento), Anfavea (automóveis), Abrinq (brinquedos), Abipla (higiene e limpeza) e outras.

Ação Em comum, eles dizem que as empresas estão enfrentando problemas de caixa e dificuldade de acesso a crédito e defendem que o empréstimo compulsório agravaria a situação. Quem coordena o movimento é a CNI.

Cena Marco Polo, presidente-executivo do Instituto Aço Brasil, diz que a indústria ajuda a enfrentar a pandemia oferecendo ventiladores, respiradores, máscaras e construindo hospitais de campanha. Segundo Luiz Carlos Moraes, da Anfavea, o projeto ameaça a manutenção de empregos.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.